Ementa:
Esta disciplina tem objetivo de garantir à abordagem de outras temáticas que possam vir agregadas ao curso de acordo com temas e investigações desenvolvidas por professores e pesquisadores convidados.
Bibliografia:
ANTONOVSKY, Aaron: Studying health vs. Studying disease. Lecture at the Congress for Clinical Psychology and Psychotherapy, Berlin, 19 February 1990.
ASSIS, Machado. O caso da vara. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000219.pdf. Acesso em 09 Mar 2014.
BASSI, Francesca (2012). Revisitando os Tabus: as cautelas rituais do povo de santo. Revista Religião e sociedade, 32(2): p.170-192, 2012.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1991.
BRASIL. Ministério da Saúde. Promoção da saúde: Declaração de Alma-Ata, Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Santafé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília: PNUD/Ministério da Saúde, 2001.
CALLADO, Antonio. Assunção de Salviano. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
DALGALARRONDO, Paulo. Religião, psicopatologia & saúde mental. Editora Artmed, Porto Alegre, 2008.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. São Paulo: EDUSC, 2002.
LUZ, Madel Therezinha. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro, Campus, 1989.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
MORIN, Edgar. O enigma do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
MOTA, Clarice Santos; TRAD, Leny Alves Bomfim. A gente vive pra Cuidar da População: Estratégias de Cuidado e Sentidos Para a Saúde, Doença e cura nos terreiros de Candomblé. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.20, n. 2, junho de 2011, p.325-337. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 Ago. 2013.
RIVERA, Francisco et al. Análisis del modelo salutogénico y del Sentido de Coherencia: retos y expansión de um enfoque positivo de la salud y el desarollo. In: Mariano HERNÁN; Antony MORGAN; Ángel Luis MENA (Eds.). Formación em salutogénesis y activos para La salud. Granada: Escuela Andaluza de Salud Pública: Springer Science+Business Media, 2010, p.27-45.
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 2
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | D - | |||||
09:00 | D - | |||||
10:00 | D - | |||||
11:00 | D - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | C - | |||||
15:00 | C - | |||||
16:00 | C - | |||||
17:00 | C - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |