Unicamp Diretoria Acadêmica

EE041 - Investigar e Analisar a Prática Pedagógica em Matemática - 5A/2020 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Esta disciplina tem um duplo objetivo: introduzir o processo de investigar e analisar a prática pedagógica em matemática e contribuir para a concepção e desenvolvimento das pesquisas dos professores participantes. O ponto de partida desse processo é o estudo e problematização dos aspectos conceituais, didático-pedagógicos e curriculares do ensinaraprender matemática na escola. As investigações e análises a serem desenvolvidas devem contemplar três perspectivas: 1) a perspectiva da prática pedagógica em matemática, a qual será ponto de partida e de chegada de todo o processo e compreende observação/participação e registro em/de práticas escolares de aprendizagem matemática na escola; 2) a perspectiva acadêmica com estudos teóricos e epistemológicos de conhecimentos de correntes de investigações em educação matemática; 3) a perspectiva profissional que corresponde às investigações e conhecimentos produzidos por professores sobre sua prática escolar. Como ferramenta ou método de investigação e análise das práticas, será dado destaque à análise narrativa das práticas de ensinaraprender nas escolas.

Bibliografia:

CARVALHO, D.L.; FIORENTINI, D. Refletir e investigar a própria prática de ensinaraprender Matemática na escola. CARVALHO, D.L.; MARTINS, C.A.C.L. FIORENTINI, D. (org.). Análises narrativas de aulas de matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. pp. 11-23.

CARVALHO, D. L.; MARTINS, C. L.; FIORENTINI, D. Análises Narrativas de Aulas e Matemática. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. v. 1. 119p.

CARVALHO, D. L.; CONTI, K. Histórias de Colaboração e Investigação na Prática Pedagógica em Matemática: ultrapassando os limites da sala de aula. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2009. 215p.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

CLANDININ, D. J. Living, telling, and retelling: Processes of narrative inquiry. In Engaging in narrative inquiry (pp. 21-31). Walnut Creek: Left Coast Press, 2013.

CLANDININ, J,; CONNELLY, M. Inquiry Narrative. Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000 [Ver tradução para português: “Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa”. Uberlândia, EDUFU, 2011].

COCHRAN-SMITH, M. AND LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (eds.). New York: Macmillan, 2002.

COCHRAN-SMITH, M., LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, 24, 249-305, 1999.

CRECCI, V.; FIORENTINI, D. Narrative Inquiry - Dialogues with Janice Huber and Jean Clandinin, no prelo.

FIORENTINI, D. A pesquisa do professor sobre sua própria prática. In: KLEINE, M.U.; MEGID NETO, J. (Org.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Vol. 2, Campinas: FE/Unicamp, 2010, p. 97-106.

FIORENTINI, D. CRECCI, V. M. A Análise Narrativa na Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente. Campinas: 19º COLE, 2014. Apresentação de Minicurso 25/07/2014, disponível em:https://drive.google.com/file/d/0BzM7EA04taCJRVkxR1YyMHNCX0E/edit?usp=sharing.

FIORENTINI, D. Diários e narrativas reflexivos sobre a prática de ensinar e aprender. In: KLEINE, M.U.; MEGID NETO, J. (Org.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Vol. 2, Campinas: FE/Unicamp, 2010, p. 107-119.

FIORENTINI, D. Learning and professional development of mathematics teacher in research communities. Sisyphus – Journal of Education. v. 1, n. 3, pp. 152-181, 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006, 226p.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A.T.C.C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, v. 27, n. 47, p. 917-938, dez.2013.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Aprendizagem docente na formação inicial mediante análise de práticas de ensinaraprender matemática, no prelo.

FIORENTINI, D. (Org.); CRISTOVÃO, E.M. (Org.). Histórias e investigações de/em aulas de matemática. 1. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006. v. 1. 244p.

FIORENTINI, D. (Org.); Jimenez Espinosa, Alfonso (Org.). Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. 1. ed. Campinas: Editora Gráfica FE/Unicamp, 2003. v. 1. 89p.

FIORENTINI, D.; JIMENEZ ESPINOSA, A; ALVES DE MELO, G. F.; PINTO, R. A. História de aulas de Matemática: trocando, escrevendo, praticando, contando. 1. ed. Campinas: Gráfica FE / CEMPEM, 2001. v. 1. 51p.

FIORENTINI, D. (Org.); MIORIM, M.A. (Org.). Por trás da porta, que

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 30

Número de alunos matriculados: 3

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Ana Leticia Losano

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: