Ementa:
As práticas cotidianas que são construídas nas instituições de ensino, os caminhos metodológicos relativos à pesquisa sobre o ensino e a multiplicidade de olhares possíveis para a produção escolar dos alunos.
Bibliografia:
ALVES-MAZZOTTI, Alda, J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 1989 BLANCHÉ , R., A Epistemologia, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1975. (o) BRUYNE, P. et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Francisco Alves BOURDIEU P., CHAUDOREDON, J:C:;PASSERON , J.C. El Oficio del Sociólogo, México, Siglo XXI, 1975. (2) BOURDIEU. P. O campo Científico In ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Atica, 1983, p. 122- 155. BOURDIEU. P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São paulo: Ed. Unesp, 2004. FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2008 FOUREZ, G. A Construção das Ciências, introdução à Filosofia e a Ética das Ciências, São Paulo: UNESP, 1995 GRANGER, G-G. A ciências e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994 GOLDMANN, L. Dialética e Cultura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, Rio de Janeiro: Zahar, 1982. HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, in Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural. JAPIASSU, N. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977. KOSIK, K., Dialética do Concreto, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. KUNH , T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo: Perspectivas, 1975. LOWY, M.. Ideologia e Ciências Sociais, São Paulo: Cortez, 1986. MARDONES J. M. Filosofia de las ciências humanas e sociales: materiales para uma fundamentación científica. Barcelona: Anthropos, 1994. MORIN, E., Introdução ao Pensamento Complexo, Lisboa, Instituto Piaget, 1990 (0) SÁNCHEZ GAMBOA, S. Os projetos de pesquisa: alguns fundamentos lógicos necessários. In MIRANDA, E. y PACIULLI BRYAN, N.; (Editores). (Re)pensar la educación pública: aportes desde Argentina y Brasil, Córdoba: Ed Universidad Nacional de Córdoba, 2011. p 121-150. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da Pesquisa em Educação, Campinas; Praxis, 1996. (texto digitalizado enviado com o programa) SÁNCHEZ GAMBOA, S. A Dialética na Pesquisa em Educação: Elementos de Contexto, in Fazenda, I., Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2008 SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa Educacional: quantidade qualidade, São Paulo: Cortez 2007. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012 SÁNCHEZ GAMBOA, S. Fundamentoss para la investigación educativa. Bogota: Cooperativa Editorial Magistério, 1998 COMBESSIE, J.C; SANCHEZ GAMBOA, S., et al Investigación e innovación educativa , Santafé de Bogotá, Cooperativa Editorial Magistério, 1998. 221 p. autor dos capítulos: Capítulo III: Investigación Educativa: el enfoque epistemológico, pp. 57-76, e Capítulo IV La investigación como estrategia de la innovación: Los abordajes prácticos, pp. 77-106. SÁNCHEZ GAMBOA, S., A Dialética na Pesquisa em Educação: Elementos de Contexto in Fazenda I., Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2010, 12ª edição aumentada, (174 p), Capítulo 7, pp. 91 115. SÁNCHEZ GAMBOA, S., Las categorias de tiempo e historicidad en los actuales enfoques de la historiografia educativa en Brasil, in CUCUZZA, Hector Ruben (org), Historia de la educación en debate, Buenos Aires, Ed. Miño y Davila, 1994. SANTOS, B. de S., Um discurso sobre as ciências, Porto: Afrontamento, 1996 SHAFF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995 TEDESCO, Juan Carlos, Paradigmas de la Investigación Socioeducativa,. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, México, vol. XV, n.2, 1985, 11-41 (3)
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 24
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.