Ementa:
Introdução à História da Educação de surdos e suas implicações com a história da alfabetização no Brasil; as condições de emergência do objeto "língua de sinais" como campo de pesquisa e de ensino; as conquistas legais do movimento surdo brasileiro e as modalidades de escolarização da pessoa surda.
Bibliografia:
ETD - Educação Temática Digital - vol. v. 7, n. 2 (2006) - Número Temático: "Educação de Surdos e Língua de Sinais”, disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/issue/view/133/showToc
GESSER, A. Libras? que língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.
LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa e SANTOS, Lara Ferreira (org). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e Educação de Surdos. São Carlos: EDufscar, 2013.
LINS, H.M. (org). Experiências docentes ligadas à educação de surdos: aspectos de formação. Campinas: Leitura Crítica, 2012.
LODI, Ana Claudia Balieiro & LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa (Org.). Uma escola duas línguas: Letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 1 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009.
PERLIN, G.; STUMPF, M (orgs). Um olhar sobre nós surdos. Leituras contemporâneas. Curitiba: CRV, 2012.
SOUZA, Regina M. et al. (org) Direitos Humanos em Questão: A Universidade pública pode se fazer falar em LIBRAS. (ebook) http://issuu.com/ebooklibr…/docs/ebook_libras_4a228a0ec22be8
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis; Editora da UFSC. 2008.
THOMA, Adriana da S., et.al. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/Relat%C3%B3rioMEC_SECADI%20(2).pdf.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 5
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.