Unicamp Diretoria Acadêmica

LP024 - Prática de produção textual acadêmica em Linguística Aplicada - 5A/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Princípios e práticas de produção de textos em gêneros acadêmicos-científicos da Linguística Aplicada, tais como: resumos, resenhas, artigos, papers, projetos de pesquisa, relatórios etc., exceto dissertação e tese. Compreensão do funcionamento de sistemas de avaliação às cegas e de classificação de periódicos, livros e eventos científicos. Estratégias para elaboração de propostas de financiamento a agências de fomento e para submissões a comitês de ética em pesquisa.

Bibliografia:

Bibliografia básica

ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. Práticas discursivas em letramento acadêmico [recurso eletrônico]: questões em estudo. Vol. IV: efeitos da Covid-19 em práticas letradas acadêmicas. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2020 [e-book].

ÁVILA REYES, N.; NAVARRO, F.; TAPIA-LADINO, M. Identidad, voz y agencia: Claves para una enseñanza inclusiva de la escritura en la universidad. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 98, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4722. Acesso em: 10 abr. 2024.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 4ª Ed. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953/1979]. p. 261-306.

BARTON, D. Literacy: An Introduction to the Ecology of Written Language. London: Blackwell, 1994.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacy: Reading and Writing in One Community. London; New York: Routledge, 1998.

BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação social. São Paulo: Cortez, 2005 [2004], p. 42-91.

BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ld/v15n1/1518-7632-ld-15-01-00061.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

BOOTH, V. Communicating in Science: Writing a Scientific Paper and Speaking at Scientific Meetings. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

DELCAMBRE, Isabelle. A utilidade do conceito de gênero nas pesquisas sobre letramentos acadêmicos. In: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; KOMESU, Fabiana (Orgs.). Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018. Disponível em: https://issuu.com/cespuc-centrodeestudosluso-afro-bra/docs/_vers_o_mais_recente__letramentos_e. Acesso em: 22 fev. 2021.

FIAD, R. S.; MIRANDA, F. D. S. S. Letramentos digitais e acadêmicos em contexto universitário: investigando práticas letradas de um curso de Letras de uma universidade pública. Revista Colineares, v. 1, n. 1, p. 31-50, 2014.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado em Linguística. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

HYLAND, K. Scientific Claims and Community Values: Articulating an Academic Culture. Language and Communication, v. 17, n. 1, p. 19-32, 1997.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “Letramentos Acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Adriana Fischer e Fabiana Cristina Komesu. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014 [2006]. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/fl p/article/view/79407. Acesso em: 10 abr. 2024.

LEA, M.; STREET, B. Student Writing in Higher Education: An Academic Literacies Approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 10 abr. 2024.

LILLIS, T. Ethnography as Method, Methodology, and “Deep Theorizing”: Closing the Gap Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25, n. 3, p. 353-388, 2008.

MARINKOVICH, J. et al. Academic Literacy and Genres in University Learning Communities. Ilha do Desterro, v. 69, n. 3, p. 095-113, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309407058_Academic_Literacy_and_Ge

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 08:00 - 13:00 CL15
  • Segunda 14:00 - 15:00 CL15
  • Terça 08:00 - 13:00 CL15
  • Terça 14:00 - 15:00 CL15
  • Quarta 08:00 - 13:00 CL15
  • Quarta 14:00 - 15:00 CL15
  • Quinta 08:00 - 13:00 CL15
  • Quinta 14:00 - 15:00 CL15
  • Sexta 08:00 - 13:00 CL15
  • Sexta 14:00 - 15:00 CL15

Docentes:

  • Ines Signorini

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
09:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
10:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
11:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
12:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
13:00
14:00 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15 A - CL15
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: