Ementa:
A disciplina visa apresentar metodologias de pesquisa participativas de forma que os alunos conheçam seus pressupostos teóricos e elaborar atividades práticas aplicadas à pesquisa. A partir da aplicação destas metodologias é possível avaliar sua eficácia por critérios e indicadores qualitativos e quantitativos, visando elaborar estratégias para a conservação do patrimônio geológico, considerando os referenciais teóricos da área. A reflexão e análise crítica das metodologias de pesquisa, bem como sua aplicação em diferentes situações visam colaborar com a formação profissional, considerando as múltiplas conexões na relação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente.
Justifica-se em face da necessidade de ampliar as questões metodológicas nesse campo de conhecimentos para além da valorização e monitoramento de patrimônios. Considera-se, na formação de profissionais, a importância de compreender as dinâmicas socioambientais locais nesse processo, visando o envolvimento das comunidades, com ferramentas e propostas didáticas participativas, na elaboração de estratégias colaborativas para geoconservação e cultura de sustentabilidade.
Bibliografia:
BACCI, D.L.; JACOBI, P.R.; SANTOS, V.M.N. (2013). Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p.227-243, novembro 2013.
BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.
BRILHA, J. Inventory and Quantitative Assessment of Geosites and Geodiversity Sites: a Review. Geoheritage. 2015. Publicação online.
GRAY, M. “Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature”. Edt. John Wiley and Sons, Chichester, England, 2004.
JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção do pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.233250, mai/ago. 2005.
JACOBI, P.R. (Org.). (2011). Aprendizagem Social – Diálogos e ferramentas participativas: aprender juntos para cuidar da água. São Paulo: IEEUSP.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 10
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Segunda parte do semestre
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | A - | |||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | A - | |||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |