Ementa:
Estudo de tópicos específicos relativos ao ensino de língua materna.
Bibliografia:
Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.
ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, pp. 163-180.
BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Trad., posfácio e notas: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo; Apres. Beth Brait. São Paulo: Editora 34, 201, pp. 23-43.
BART, D. ; DAUNAY, B. Pode-se levar a sério o PISA? o Tratamento do Texto Literário em uma Avaliação Internacional. Capinas-SP, 2018.
BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, pp. 139-161.
COELHO, V. W. C. Sentidos do letramento: a escrita no evento vestibular. Matraga, v.22, n.36, 2015, p. 95-112.
CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, p. 333-356, 2a parte, 2011.
FIAD, R. S. (Org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
GUEDES, P. C. (Org.) Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 11, pp. 89-103, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf . Acesso em: março/2019.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.
MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado de Letras/Autores Associados, 1994.
MOTTA-ROCH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NEVES, C. A. B. Direitos Humanos e Educação: a polêmica em torno da prova de redação do ENEM 2015 e 2017. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 57 (2), p. 731-755, Campinas, maio/ago. 2018.
PIETRI, E. A constituição da escrita escolar em objeto de análise dos estudos linguísticos. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 46(2), p. 283-297, Campinas, 2007.
REZENDE, R. C. Políticas Públicas como tema de produção textual: uma análise bakhtiniana de cinco edições da prova de redação do ENEM. Linguagem em Discurso, v. 18, n. 3, p. 485-506, Tubarão, set./dez. 2018.
SLOMP, D. Ethical considerations and writing assessment. The Journal do Writing Assessment, v. 9-1, 2016.
TOFFOLI, S. F. L.; ANDRADE, D. F.; BORNIA, A. C.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 2, 2016, p. 343-358.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 11
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |