Ementa:
Exame e discussão de concepções, paradigmas, princípios e procedimentos que norteiam pesquisas de natureza aplicada em diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Abordagens quantitativa, qualitativa e quali-quantitativa, suas vantagens e limitações. Instrumentos fundamentais para geração de dados em Linguística Aplicada: observação de campo, questionário, entrevista, grupo focal, análise documental, dentre outros, e ferramentas digitais (softwares) de gerenciamento de bibliografia e análise qualitativa de dados.
Bibliografia:
Bibliografia básica
AGAR, M. H. Beginning Fieldwork. In: ______. The Professional Stranger. San Diego: Academic Press, 1996. p. 55-72.
BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Quality Quantity and Knowledge Interests: Avoiding Confusions. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook. Los Angeles: SAGE, 2010 [2000].
BAZERMAN, C. What Written Knowledge Does. Phil.Soc.Sci, v. 11, p. 361-387, 1981.
BECKER, Howard. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BENINGER, K. Social media users’ views on the Ethics of Social Media Research. In: SLOAN, L.; QUAN-HAASE, A. (Orgs.). The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. London: SAGE Publications Ltd., 2017. p. 57-73.
BORGATTI, S. P.; LOPEZ-KIDWELL, V. Network Theory. In: SCOTT, J.; CARRINGTON, P. The SAGE Handbook of Social Network Analysis. London: SAGE Publications Ltd., 2014. p. 40-54.
BRIGGS, C. L. Learning how to Ask. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BRIGGS, C. L. Anthropology, Interviewing, and Communicability in Contemporary Society. Current Anthropology, v. 48, n. 4, p. 551-580, 2017.
BUZATO, Marcelo. Towards an Interdisciplinary ICT Applied Ethics: Language Matters. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 3, p. 493-519, set. 2016.
CASTANÕN, G. Epistemologia e Filosofia. In: _____. Introdução à Epistemologia. São Paulo: EPU, 2007. p. 13-24
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n. 510. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução – A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa – Teorias e Abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
DUARTE Jr., J. F. O que é realidade? São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
EISNER, E. W. Ethical Tensions, Controversies, and Dilemmas in Qualitative Research. In: ______. The Enlightened Eye – Qualitative Inquiry and the Enhancement of Educational Practice. New York: Macmillan, 1991.
FABRÍCIO, Branca F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem” – Redescrições em curso. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola. 2006. p. 45-65.
FOUREZ, G. A. Reflexões epistemológicas o método científico: a observação. In: ______. A construção das Ciências: Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995. p. 37-61.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HARTMUT, G. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-9, 2006.
HELLER, M.; PIETIKÄINEN, S.; PUJOLAR, J. Critical Sociolinguistic Research Methods: Studying Language Issues that Matter. London: Routledge, 2017.
HINE, C. Virtual Ethnography: Modes, Varieties, Affordances. In: FIELDING, N.; LEE, R.; BLANK, G. The SAGE Handbook of Online Research Methods. London, UK: SAGE, 2008. p. 257-270.
JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J.; TURNER, L. A. Toward a Definition of Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, v. 1, n. 2, p. 112-133, 1st Apr. 2007.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. The Laboratory Life. Princeton: Princeton University Press, 1986.
LIMA-LOPES, R. E. de. O Conservadorismo como ideologia: Contribuições da ciência das redes para a linguística sistêmico funcional. Letras, v. 28, n. 56, p. 43-69, 2018.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e Abordagens. 2ª Ed. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 169-192.
MARKHAM, A.; BUCHANAN, E. Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. Chicago, IL: The Association of Internet Researchers, 2012.
MAYR, P.; WELLER, K. Think Before You Collect: Setting Up a Data Collec
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - CL13 | |||||
10:00 | A - CL13 | |||||
11:00 | A - CL13 | |||||
12:00 | A - CL13 | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |