Unicamp Diretoria Acadêmica

LP022 - Teorias de Leitura e Ensino - 2S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Discussão acerca das principais concepções teóricas em leitura (abordagens psicossocial e sócio-históricas) na perspectiva da Linguística Aplicada e suas contribuições para o ensino de Língua Materna.

Bibliografia:

Bibliografia básica

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-53/1979]. p. 261-306. 

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. 

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 2011 [1984].

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1991].

KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12538. Acesso em: 10 abr. 2024.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. V. 11. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 89-103. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf. Acesso em: ago. 2023.

OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Orgs.). Dialogismo, Interação em práticas de linguagem no ensino de línguas. Castanhal, PA: UFPA/Faculdade de Letras, 2016. 

PEREIRA, V.; BARETTA, D.; VALENTE, P. A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões. In: SOUSA, O. C. e et al. Investigação e Práticas em Leitura. Lisboa: CIED-Instituto Politécnico de Lisboa, 2020. p. 151-171. Disponível em: https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/7_e-book_final_final_alt_07_07_vf_doi.pdf. Acesso em: 18 ago. 2022.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al. Coord. e rev. Neide L. Rezende e Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Almeida, 2013.

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00 CL13

Docentes:

  • Cynthia Agra De Brito Neves

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL13
15:00 A - CL13
16:00 A - CL13
17:00 A - CL13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: