Ementa:
Discussão acerca das principais concepções teóricas em leitura (abordagens psicossocial e sócio-históricas) na perspectiva da Linguística Aplicada e suas contribuições para o ensino de Língua Materna.
Bibliografia:
Bibliografia básica
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-53/1979]. p. 261-306.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 2011 [1984].
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1991].
KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12538. Acesso em: 10 abr. 2024.
KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. V. 11. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 89-103. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf. Acesso em: ago. 2023.
OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Orgs.). Dialogismo, Interação em práticas de linguagem no ensino de línguas. Castanhal, PA: UFPA/Faculdade de Letras, 2016.
PEREIRA, V.; BARETTA, D.; VALENTE, P. A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões. In: SOUSA, O. C. e et al. Investigação e Práticas em Leitura. Lisboa: CIED-Instituto Politécnico de Lisboa, 2020. p. 151-171. Disponível em: https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/7_e-book_final_final_alt_07_07_vf_doi.pdf. Acesso em: 18 ago. 2022.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al. Coord. e rev. Neide L. Rezende e Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Almeida, 2013.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |