Unicamp Diretoria Acadêmica

JC017 - Jornalismo Científico - 2S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Esta disciplina aborda a interface entre jornalismo científico, letramento científico, cultura científica e percepção pública da ciência. Inicialmente, trata da distinção entre alfabetização e letramento nos estudos da linguagem, de onde o termo letramento científico foi emprestado. Em seguida, é feita uma reflexão sobre o conceito de scientific literacy, com enfoque em autores que tratam do papel da mídia, em geral, e do jornalismo, em particular, na popularização da ciência. Depois são analisados trabalhos brasileiros que falam em “alfabetização científica” e em “letramento científico”. Por fim, é dado enfoque no jornalismo científico e em suas possibilidades ligadas ao letramento científico tanto do público de uma forma geral quanto no próprio ensino de ciências nas escolas.

Bibliografia:

ARAL, S. ROU, D.;VOSOUGHI, S. (2018) The spread of true and false news online. SCIENCE 9 Mar 2018 Vol 359, Issue 6380 pp.1146-1151 DOI: 10.1126/science.aap9559 https://www.science.org/doi/10.1126/science.aap9559

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo, Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA/USP, 1988.

CGEE (2019) Percepção Pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo Executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. 

https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf

ENTRADAS, M. et al (2020) Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility? PLOS ONE 15(7): e0235191

MASSARANI, L. BAUER, M.W., AMORIM, L. (2013) Um raio X dos jornalistas de ciência: há uma nova ‘onda’ no jornalismo científico no Brasil? Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/3612/3702

MORAES, Fabiana (2022). A pauta é uma arma de combate: Subjetividade, prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza. Arquipélago Editorial, 368 pgs.

RIGHETTI, S. (2018) Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In COMCIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Carlos Vogt, Marina Gomes, Ricardo Muniz (orgs). Labjor, 2018 (pp 23-30) https://comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/livrocomciencia_cb.pdf

RIGHETTI, S. e GAMBA, E. C. (2019) Categorização do Ensino Superior no Brasil: Diversidade e Complementaridade. . Organizador: Jacques Marcovitch (pp 139-150)

SAMPAIO, H. (1991) "Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990". NUPES/USP, Documento de trabalho 8/91.

VOGT, C (2003). A espiral da cultura científica. Revista ComCiência, jul. 2003. https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml

 

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 30

Número mínimo de alunos: 4

Número de alunos matriculados: 27

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Sabine Righetti

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: