Unicamp Diretoria Acadêmica

JC012 - Arte, Ciência e Tecnologia - 2S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina se configura como um laboratório-ateliê dedicado ao estudo, pesquisa e envolvimento teórico-prático com as artes, ciências, tecnologias. Adotando uma ênfase muito importante hoje dos estudos de ciência e tecnologia, nos estudos multiespécies, e nas chamadas linhas de pensamento pós-humanistas, experimentaremos a criação de composições sensíveis (com imagens, palavras e sons, corpos etc.) que buscam se afetar pelos não-humanos. Para tanto, entraremos em contato com práticas de artistas e cientistas a fim de extrair delas materiais, ferramentas, procedimentos e possibilidades de experimentação de uma comunicação audiovisual em tom menor. Leituras em estudos sociais de ciência e tecnologia, estudos de imagem, filosofia e literatura também farão parte da disciplina. A Revista ClimaCom (Labjor-Unicamp) será o espaço principal de exposição dos materiais produzidos na disciplina.

Bibliografia:

ALTBERG, Marco. Ailton Krenak e o sonho da pedra. 2017. Disponível em: https://canalcurta.tv.br/filme/?name=ailton_krenak_e_o_sonho_da_pedra

AGBAYE, Oba Ojele; DIAS, Susana. Água-Cura: uma homenagem a Osun. Campinas- CCBL Unicamp, 2020. 

ANDUJAR, Claudia. Yanomami. ClimaCom [online],  Campinas ,  ano. 4, n. 10. Nov.  2017 . 

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Trad. Fernando Scheibe. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.

CORRÊA, Walmor. Etnografia cultural da flora mágica brasileira. São Paulo: ED. do autor, 2022.

DAVIS, H., & TURPIN, E. Art in the Anthropocene: Encounters Among Aesthetics, Politics, Environments and Epistemologies. London: Open Humanities Press, 2015.

DEWEY, John. Art as experience. In: DEWEY, John. John Dewey the later works, 1925-1953, vol. 10: 1934. Ed. J. A. Boydston. Carbondale, IL: Southern Ilinois University Press, 1987.

DESPRET, Vinciane. Habitar como un pájaro. Trad. Sebastian Puente. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Cactus, 2022. 

DOCTORS, Marcio. Projeto respiração. Rio de Janeiro: Cobogó; Fundação Eva Klabin, 2012.

ESBELL, Jaider.  Universos que espelham as artes. En n-1. O teatro dos povos indígenas, 2021. 

ESHUN, Kodwo. Más brillante que el Sol. Incursiones em la ficción sónica. Trad. Tadeo Lima. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.

FUREGATTI, Sylvia; BASSANI, Thiago Samuel; SEQUEIRA, Alexandre. Arte pública no Brasil: convergências e dissensos [recurso eletrônico] / editores: – Campinas, SP: IA/UNICAMP, 2022. 

GRUBER, JusSara Gomes (Org.). O livro das árvores. Benjamim Constant: Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1997.

INGOLD, Tim. Lines: a brief history. Routelgde: London, 2007.

INGOLD, Tim. Making: anthropology, archaeology, art and architecture. Routledge,London, 2013.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Trad. Fábio Kreder: Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015 (tradução da edição em inglês de 2011).

KILOMBA, Grada. O barco/ The boat. 2021. 

KRENAK, Ailton. A Potência do Sujeito Coletivo. Entrevista de Julia Sá Earp. Periferias. s.d. Disponível em: https://revistaperiferias.org/materia/a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-i/

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. Trad. Hortência Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MATOS, Diego et al (orgs). Cildo: estudos, espaços, tempos. São Paulo: UBU Editora, 2017.

MEIRELES, Cildo. Fontes. 1992/2008.

MYERS, N. From the Anthropocene to the Planthroposcene: Designing gardens for plant/people involution. History and Anthropology, v. 28, n. 3, pp. 297-301, 2017. 

MOSQUETA, Marcelo. Site do artista – obras de 1980 a 2023. Disponível em: https://www.marcelomoscheta.art.br/

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2005.

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 4

Número de alunos matriculados: 21

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Paulo Cesar Da Silva Teles
  • Susana Oliveira Dias

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: