Ementa:
Estudo de materiais e métodos sobre os quais se apoiam a investigação teórica, crítica e reflexiva em música.
Bibliografia:
Por tratar de Tópicos Especiais, a disciplina propõe uma Bibliografia Básica apresentada abaixo, a qual é complementada a cada período letivo pelo docente responsável pela respectiva Turma, de acordo com os tópicos abordados.
BOURDIEU, Pierre. Génese histórica de uma estética pura. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.281-298.
DUNSBY, Jonathan. WHITTALL, Arnold. Music analysis in theory and practice. London: Faber & Faber, 1988.
ELIOTT, D. J. Music Matters: a new Philosophy of music Education.
Oxford: USA Trade, 2005.
GOROW, R. Hearing and writing music: professional training for
today’s musician. Gardena: September Publishing, 2006.
KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth century music. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1999.
ROEDERER, Juan G., Introdução à Física e Psicofísica da Música, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
SALZER, Felix. Structural hearing, tonal coherence in music, New York, Dover, 2 vol., 1982.CAGE, John. De segunda a um ano. Tradução: Rogerio Duprat. São Paulo: Hucitec, 1980.
SLOBODA, J. A. A mente musical: a Psicologia Cognitiva da Música.
(edição e tradução: B. S. Ilari). Curitiba: Editora UFPR, 1985.
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-Tonal Theory. 2 ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2000.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 4
Número de alunos matriculados: 24
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |