Unicamp Diretoria Acadêmica

DE012 - Teoria do Cinema - 2S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina se propõe a percorrer um campo epistemológico definido que tem em seu núcleo o pensamento sobre cinema. Nesse sentido, acompanha a teorização cinematográfica embutida no construtivismo russo e a análise do classicismo narrativo. O pensamento de origem fenomenológica que caracteriza a obra de André Bazin serve como introdução aos questionamentos epistemológicos dos anos 60. O estruturalismo dos anos 60 e o recorte semiológico são abordados em sua evolução para a reflexão pós-estruturalista, constelando a teoria do cinema dominante no final do século 20. Será também percorrido o horizonte dos Estudos Culturais. A Teoria do Cinema que tem como base conceitual a filosofia cognitivista/analítica, será trabalhada em seu potencial de contraposição ao campo pós-estruturalista.

Bibliografia:

Albera, François; Lefebvre, Martin (Orgs.). “La filmologie, de nouveau”, in: Cinémas. Revue d'études cinématographiques, vol. 19, n. 2-3, primavera 2009.

Altman, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999.

Aumont, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995.

Aumont, Jacques. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

Leo Braudy, Marshall Cohe. Film Theory and Criticism. Introductory readings, New York, Oxford: Oxford University Press, 2009.

Bazin, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Bellour, Raymond. L'Analyse du Film. Paris: Éditions, 1979.

Berger, Asa. Media Analysis Techniques. London: Sage, 1998.

Bordwell, David. Film Art: An Introduction. Reading, MA: Addison-Wesley, 2009. Braudy, Leo;

Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004.

Buckland, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

Burch, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Casetti, Francesco; Di Chio, Federico. Cómo analizar un film. Paidós Iberica, 1998 Caughie, John (ed.). Theories of Autorship. London/New York: Routledge/BFI, 1981. Ethis, Emmanuel. Sociologie du cinéma et de ses publics. Paris: Armand Colin, 2005. France, Claudine de, Cinema e antropologia. Campinas: Editora da Unicamp,1999. Freire, Marcius; Lourdou, Philippe. Descrever o visível. Documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2010.

Hill, John; Gibson, Pamela Church (Eds.). Film Studies: Critical Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Jameson, Fredric. As Marcas do Visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

Jameson, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 1997.

Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed.

Metz, Christian. The Imaginary Signifier. Psychoanalysis and the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1977.

Metz , Christian. Le Signifiant imaginaire. Paris: Christian Bourgeois, 1993.

Marie, Michel; Jullier, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009 Monaco, James. How to Read a Film: Movies, Media, Multimedia. New York/Oxford: Oxford University Press, 2000, 3a ed.

Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. I. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1976.

Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. II. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985.

Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.

Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.

Ryan, Michael; Lenos, Melissa. An Introduction to Film Analysis: Technique and Meaning in Narrative Film. New York: Blomsbury Academic, 2012.

Sorlin, Pierre. Sociologie du cinéma, Ouverture pour une histoire de demain, Paris, Aubier, 1977.

Stam, Robert; Miller, Toby (eds.). Film and Theory: An Anthology. London: Blackwell, 2000.

Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 200

Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.

Xavier, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Xavier, Ismail. “Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além na imanência”. In Médola, Ana Sílvia; Araújo, Denise; Bruno, Fernanda (Orgs.).

 Livro da XV Compós: Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007, pp. 21-46.

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 12

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Gilberto Alexandre Sobrinho

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: