Ementa:
A partir de publicações recentes ou de reconhecida relevância, abordagem de estudos para intervenção científica no esporte sob a ótica da Pedagogia do Esporte: o caráter tático-técnico, socioeducativo e histórico-cultural na organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA:
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SCHIAVON, Laurita Marconi. Artistic gymnastics - why do coaches resist change?. Sports Coaching Review. , v.5, p.1 - 4, 2016.
CÔTÉ, Jean; GILBERT, Wade. An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, p. 307-323, 2009.
CÔTÉ, Jean et al. Quadro teórico para o desenvolvimento de valores pessoais no processo dinâmico de desenvolvimento pelo esporte. In: GALATTI, L.R. et al. Múltiplos Cenários da Prática Esportiva: Pedagogia do Esporte/Organização. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2017.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GALATTI, L. R., CÔTÉ, J., REVERDITO, R. S., ALLAN, V., SEOANE, A. M., & PAES, R. R. (2016). Fostering Elite Athlete Development and Recreational Sport Participation: a Successful Club Environment. Motricidade, 12(3), 20-31.
GALATTI, L. R., SCAGLIA, A. J., BETTEGA, O. B., & PAES, R. R. (2016). Coaches’ perceptions of youth players’ development in a professional soccer club in Brazil: paradoxes between the game and those who play. Sports Coaching Review, 5(2), 174-185.
GALATTI, L. R.; DOS SANTOS, Y. Y. S.; KORSAKAS, P. A Coach Developers’ Narrative on Scaffolding a Learner-Centred Coaching Course in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 6, n. 3, p. 339-348, 2019.
GALATTI, Larissa Rafaela. AFEs, Desenvolvimento Humano e Esporte de Alto Rendimento. Disponível em: http://movimentoevida.org/wp-content/uploads/2017/09/Atividades-Fi%CC%81sicas-e-Esportivas-e-Alto-Rendimento.pdf
GALATTI, Larissa et al. Coaching in Brazil Sport Coaching as a Profession in Brazil: An Analysis of the Coaching Literature in Brazil From 2000-2015. International Sport Coaching Journal, v. 3, n. 3, p. 316-331, 2016.
GILBERT, W. D.; CÔTÉ, J. Defining coaching effectiveness: A focus on coaches’ knowledge. In. P. Potrac, W. Gilbert, & J. Denison. 2013.
JONES, Robyn Loyd. How can educational concepts inform sports coaching? In: Jones, Robyn Loyd (Org). The Sports Coach as Educator: Re-conceptualising sports coaching. New York: Routledge, 2006. p. 3-13.
JONES, R.L., BAILEY, J., SANTOS, S.; EDWARDS, C. (2012). Who is coaching? Developing the person of the coach. In D.Day (Ed.), Sports and coaching: Pasts and futures (pp.1-12). Crewe: MMU press.
JONES, Robyn L.; THOMAS, Gethin Ll. Coaching as ‘scaffolded’ practice: further insights into sports pedagogy. Sports Coaching Review, v. 4, n. 2, p. 65-79, 2015.
JONES, Robyn Loyd; WALLACE, Mike. The coach as ‘orchestrator’: more realistically managing the complex coaching context. In: Jones, Robyn Loyd (Org). The Sports Coach as Educator: Re-conceptualising sports coaching. Nova Iorque: Routledge, 2006. p. 51-64.
MACHADO, João Cláudio et al. Enhancing learning in the context of Street football: a case for Nonlinear Pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 2, p. 176-189, 2019.
MILISTETD, Michel et al. Coaches’ development in Brazil: structure of sports organizational programmes. Sports Coaching Review, v. 5, n. 2, p. 138-152, 2016.
MILISTETD, M., GALATTI, L., COLLET, C., TOZETTO, A., NASCIMENTO, J. (2017). Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas nos cursos de bacharelado em Educação Física. J. Phys. Educ, 28, 1-14.
NASH, C. et al. The coaching journey: Learning as lifelong and life-wide. In: Professional Advances in Sports Coaching. Routledge, 2018. p. 44-61.
SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica Artística feminina e História Oral: a formação desportiva de atletas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004). 2009. 379f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2009.
SCHIAVON, L. M.; SOARES, D. B. Parental support in sports development of Braz
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 16
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |