Unicamp Diretoria Acadêmica

FE108 - Filosofia das Ciências Humanas - 2S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Análise dos principais problemas filosóficos e epistemológicos colocados pelas ciências humanas, particularmente pelas Ciências da Educação.

Bibliografia:

ALTHUSSER,L.  Lenine e a Filosofia, Lisboa, Editorial  Estampa. Portugal,1974.

ANDERSON, Perry. Considerações sobre o Marxismo Ocidental. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.

ANDERSON,P  O Fim da História : De Hegel a Fukuyama,  Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.

ANDRÉ, Cresson. Aristóteles. Lisboa: Ed. Setenta, Liv. Martins Fontes, Portugal, 1981.

APPLE, Michael. Educação e Poder. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1989.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1989.

________. Da Revolução. São Paulo: Ed. Ática, 1988.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Ed. da UNB, 1985.

AUBRAL,F. e DELCOURT,X. Contra a Nova Filosofia, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

BALIBAR, E. A Filosofia de Marx, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1995.

BENJAMIN, Walter e outros. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril, Cultural, 1983.

BACHELARD,G. A formação do espírito científico, Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda, 1992.

BURKE, P. A Escola dos Annales. São Paulo, Ed. da UNESP, 1991.

CARDOSO, C. Uma Introdução à História. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.

CAVENACCI, M. Diáletica do Indivíduo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.

CHALMERS, A. A  Fabricação da Ciência, São Paulo, Editora da UNESP, 1994.

DEBESSE, M. e MIALARET,G.  Tratado das Ciências Pedagógicas, Vol. I, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo/EDUSP, 1974.

DURKHEIM, E  - Educação e Sociologia  Ed.Melhoramento, São Paulo, 1973.

ENGELS Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro: Ed. Vitória, 1981.

ENGELS, F e MARX, K. Textos Sobre Educação e Ensino. São Paulo: Ed. Moraes, 1992.

ENGELS, F. Dialética de la Naturaleza. Buenos Aires: Ed. Problemas, 1941.

EVANGELISTA, J. Crise do Marxismo e Irracionalismo Pós-Moderno. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.

FINKIELKRAUT, Alain. A Derrota do Pensamento. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979.

________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, 1977.

FOUGEYROLLAS, Pierre. Ciencias Sociales y Marxismo. México: Ed. Fondo de Cultura Economica, 1981.

GARAUDY, Roger. Introducción al Estudio de Marx. México: Ed. Era, 1975.

GARDINER,P   Teorias  da   História   Fundação  Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1984.

GENTILLI, P. (org) Pedagogia da Exclusão : Crítica ao Neoliberalismo em Educação, Editora Cortez, São Paulo, 1995.

GIROUX, Henry. Escola Crítica e Política Cultural, São Paulo, Editora Cortez, 3ª Editora, 1992.

GOLDMANN, Lucien. Ciências Humanas e Filosofia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.

________. Dialética e Cultura. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1979.

GORZ, André   Crítica da Divisão do Trabalho, Ed. Martins Fontes, São Paulo,1996.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Editora Círculo do Livro. São Paulo, 1984.

------------- Concepção Diáletica da História. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1981.

GUSDORF, Georges. A Agonia da Nossa Civilização. 2. Ed., São Paulo: Ed. Convívio, 1982.

HEGEL, F. Introdução à História da Filosofia,  São Paulo, Hemus Editora, 1983.

HELLER, A. A Filosofia Radical, São Paulo, Editora Brasiliense, 1983.

HOB

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 45

Número de alunos matriculados: 36

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Cesar Apareciddo Nunes
  • José Renato Polli

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: