Ementa:
Análise dos principais problemas filosóficos e epistemológicos colocados pelas ciências humanas, particularmente pelas Ciências da Educação.
Bibliografia:
ALTHUSSER,L. Lenine e a Filosofia, Lisboa, Editorial Estampa. Portugal,1974.
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o Marxismo Ocidental. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.
ANDERSON,P O Fim da História : De Hegel a Fukuyama, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.
ANDRÉ, Cresson. Aristóteles. Lisboa: Ed. Setenta, Liv. Martins Fontes, Portugal, 1981.
APPLE, Michael. Educação e Poder. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1989.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1989.
________. Da Revolução. São Paulo: Ed. Ática, 1988.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: Ed. da UNB, 1985.
AUBRAL,F. e DELCOURT,X. Contra a Nova Filosofia, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
BALIBAR, E. A Filosofia de Marx, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1995.
BENJAMIN, Walter e outros. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril, Cultural, 1983.
BACHELARD,G. A formação do espírito científico, Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda, 1992.
BURKE, P. A Escola dos Annales. São Paulo, Ed. da UNESP, 1991.
CARDOSO, C. Uma Introdução à História. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.
CAVENACCI, M. Diáletica do Indivíduo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.
CHALMERS, A. A Fabricação da Ciência, São Paulo, Editora da UNESP, 1994.
DEBESSE, M. e MIALARET,G. Tratado das Ciências Pedagógicas, Vol. I, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo/EDUSP, 1974.
DURKHEIM, E - Educação e Sociologia Ed.Melhoramento, São Paulo, 1973.
ENGELS Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro: Ed. Vitória, 1981.
ENGELS, F e MARX, K. Textos Sobre Educação e Ensino. São Paulo: Ed. Moraes, 1992.
ENGELS, F. Dialética de la Naturaleza. Buenos Aires: Ed. Problemas, 1941.
EVANGELISTA, J. Crise do Marxismo e Irracionalismo Pós-Moderno. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.
FINKIELKRAUT, Alain. A Derrota do Pensamento. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979.
________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, 1977.
FOUGEYROLLAS, Pierre. Ciencias Sociales y Marxismo. México: Ed. Fondo de Cultura Economica, 1981.
GARAUDY, Roger. Introducción al Estudio de Marx. México: Ed. Era, 1975.
GARDINER,P Teorias da História Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1984.
GENTILLI, P. (org) Pedagogia da Exclusão : Crítica ao Neoliberalismo em Educação, Editora Cortez, São Paulo, 1995.
GIROUX, Henry. Escola Crítica e Política Cultural, São Paulo, Editora Cortez, 3ª Editora, 1992.
GOLDMANN, Lucien. Ciências Humanas e Filosofia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.
________. Dialética e Cultura. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1979.
GORZ, André Crítica da Divisão do Trabalho, Ed. Martins Fontes, São Paulo,1996.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Editora Círculo do Livro. São Paulo, 1984.
------------- Concepção Diáletica da História. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1981.
GUSDORF, Georges. A Agonia da Nossa Civilização. 2. Ed., São Paulo: Ed. Convívio, 1982.
HEGEL, F. Introdução à História da Filosofia, São Paulo, Hemus Editora, 1983.
HELLER, A. A Filosofia Radical, São Paulo, Editora Brasiliense, 1983.
HOB
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 36
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |