Ementa:
Trata-se de compreender o lugar da escola nas complexas sociedades contemporâneas. Utiliza-se as contribuições da história, da sociologia e da antropologia par discutir a participação da escola nos processos através dos quais se aprende a ser agente social (a participar das interações, a ocupar posições de status, a construir relacionamento no grupo) e se adquire a competência, as habilidades, a sensibilidade e as disposições apropriadas para uma determinada participação na sociedade.
Bibliografia:
Ringer, Fritz (1989), “Introduction”, in The Rise of the Modern Educational System – Structural Change and
Social Reproduction, 1870-1920, pp. 01-12, pp. 07-23.
Thiesse, Anne-Marie (2002), “Ficções criadoras: as identidades nacionais”, Anos 90 (snt) [Disponível em
http://www.seer.ufrgs.br/anos90/article/download/6609/3932]
Schwartzman, Simon; Helena Bomeny, Vanda Costa (2000), “A Construção da Nacionalidade”. In Tempos de
Capanema, pp. 90-96, Rio de Janeiro, Paz e Terra/Editora da FGV. [Exemplares do livro sob reserva na
biblioteca da FE]
Canedo, Letícia (1995), “As listas eleitorais e o processo de nacionalização da cidadania no Brasil, 1822-1945”,
Pró-Posições, 06 (03): 30-46.
Thiesse, Anne-Marie (2009), “Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República francesa”,
educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009.
Canedo, Letícia (2007), “Aprendendo a votar”, in Pinsky e Pinsky, História da cidadania. [Reserva Bib/FE]
Schwartzman, Simon et al. “A Constituição da Nacionalidade”, In pp. Tempos de Capanema, pp. 157-188, Rio
de Janeiro: Paz e Terra/Editora da FGV.
Müller, Detlef K. “The Process of Systematisation: the case of German secondary education”, in The Rise of the
Modern Educational System – Structural Change and Social Reproduction, 1870-1920, pp. 15-52.
Schwartzman, Simon et al. (2000), “A Reforma da Educação”, in Tempos de Capanema, Rio de Janeiro: Paz e
Terra/Editora da FGV, pp. 189-220.
Vincent, Guy et al. (2001), “Sobre a história e a teoria da forma escolar”, Educação em Revista, 33: 07-47 [site]
Ramirez, Francisco O. e Boli, John (1987), “The Political Construction of Mass Schooling: European Origins and
Worldwide Institutionalization”, Sociology of Education, 60 (01): 02-17. [Disponível em:
http://www.jstor.org/stable/2112615].
Bourdieu, Pierre e Boltanski, Luc [1975] (1998), “O diploma e o cargo: relações entre os sistema de produção e
o sistema de reprodução”. In Nogueira e Catani (org.), Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis:
Vozes.
Collins, Randall (1979), The Credential Society, New York: Academic Press. Capítulos 1 e 2
Becker, Gary (1994), Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education.
Chicago: University of Chicago Press. Caps. 1 e 2
Becker, Gary (1994), Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education.
Chicago: University of Chicago Press. Caps. 3 e 4
Teixeira, Anísio [1958] (1978) “A educação escolar no Brasil”, in Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice, “Educação e
Sociedade”, São Paulo: Cia. Editora Nacional, pp. 388-413
Fernandes, Florestan [1960] (1978), “O dilema educacional brasileiro”, in Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice,
“Educação e Sociedade”, São Paulo: Cia. Editora Nacional, pp. 414-441
Ringer, Fritz (1989), On segmentation in modern European educational systems: the case of French secondary
education, 1865-1920, The Rise of the Modern Educational System – Structural Change and Social
Reproduction, 1870-1920, pp. 53-87.
Souza, Jessé (2012), A construção social da subcidadania, Belo Horizonte: UFMG. 2a. ed. [Parte 3]
Almeida, Ana Maria F. (2009), “Sistema de ensino e desigualdade”. In Almeida, Ana Maria F. As escolas dos
dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdade social, Belo Horizonte: Argvmentvm.
[Disponível sob reserva na biblioteca da FE]
Almeida, Ana Maria F. e Ernica, Mauricio (2015), “Inclusão e segmentação social no ensino superior público no
estado de São Paulo (1990-2012), Educação e Sociedade 36 (130): 63-83. [Disponível site SciELO]
Soares, José Francisco e Alves, Teresa (2003), “Desigualdades raciais no sistema de ensino brasileiro”,
Educação e Pesquisa 29 (01): 147-165. [Disponível em
http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1517-97022003000100011&pid=S1517-
97022003000100011&pdf_path=ep/v29n1/a11v29n1.pdf&lang=pt]
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 30
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |