Ementa:
Linguagem, ciência e conhecimento: o problema do conhecimento científico sob a crítica da linguagem. Avaliação da atividade científica e seus impactos. A percepção pública da ciência e a construção de uma cultura científica. A ideia da virada linguística na filosofia, e a crítica do empirismo, do mentalismo e da fenomenologia. A noção de linguagem: linguagem como representação e como ação. A relação da ciência com outras dimensões culturais a partir de uma perspectiva histórica. Novos modos de produção do conhecimento, interdisciplinaridade e ciência aberta.
Bibliografia:
Bibliografia:
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. (Tradução de Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira). São Paulo: Hucitec, 2014.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERGSON, Henri. La Pensée et le Mouvant. Paris, Quadridge/P.U.F., 1999.
BENSAUDE-Vincent, Bernadette; A genealogy of the increasing gap between science and the public. Public Understanding of Science, vol. 10, 99-1013, 2001.
CROSSLEY, N. Intersubjectivity: The Fabric of Social Becoming. London: Sage, 1996.
FEYERABEND, Paul. A ciência em uma sociedade livre. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.
NOVOTNY, Helga, et al.; Mode 2 revisited: the new production of knowledge, in Minerva, vol. 41(3), 179-194, 2003.
RORTY, Richard (ed.) Philosophy and the Mirror of Nature. Princeton: Princeton University Press, 1992.
RORTY, Richard. The Linguistic Turn: Essays in Philosophical Method. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
SNOW, C. P. As duas culturas e um segundo olhar. São Paulo: Edusp, 1995.
SOAMES, Scott. Philosophical Analysis in the Twentieth Century: Vol 1: The Dawn of Analysis. Princeton: Princeton University Press, 2003a. S
OAMES, Scott. Philosophical Analysis in the Twentieth Century: Vol 2: The Age of Meaning. Princeton: Princeton University Press, 2005b.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations/Philosophische Untersuchungen. Translated by G.E.M. Anscombe, Peter Hacker, Joachim Schulte. Revised 4th Edition. London: Wiley Blackwell, 2009.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Sobre a certeza (SC). (Tradução de Maria Elisa Costa). Lisboa: Edições 70, 1998.
WILSON, Mark. Wandering Significance: An Essay on Conceptual Behavior. Oxford: Oxford University Press, 2006.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 11
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - UL88 | |||||
15:00 | A - UL88 | |||||
16:00 | A - UL88 | |||||
17:00 | A - UL88 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |