Unicamp Diretoria Acadêmica

HS980 - Tecendo Dimensões Antropológicas: entre a Pesquisa e a Escrita Etnográficas - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Este curso tem como objetivo trabalhar com  estudantes as competências necessárias para planificar e desenvolver o seu projeto de pesquisa, o trabalho de campo e/ou investigação documental e a redação de uma etnografia antropológica. O programa está organizado em dois grandes momentos. A parte I tratará da fase da etnografia enquanto um processo, isto é, a etapa de levantamento e organização das informações de campo. A parte II será sobre análise do material e redação da etnografia. Esta organização tem por objetivo levar os estudantes a identificar com clareza as diferentes questões metodológicas colocadas ao longo do processo de produção de conhecimento antropológico.

             O curso visa aprofundar o conhecimento sobre a escrita etnográfica, uma prática que fundamenta os trabalhos antropológicos, Pretendemos promover neste período uma oficina de reflexão e prática de escrita etnográfica a fim de que se aprofunde e se experimente o exercício da etnografia.

Bibliografia:

Sanjek, Roger. 1996. “Ethnography”. In Banard, Alan & Jonathan Spencer (ed). Enciclopedia of Social and Cultural Anthropology. London and New York: Routledge. Pp. 193-198.

 

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Fabian, Johannes. 2014. “Ethnography and intersubjectivity Loose ends.” Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1): 199–209.

 

Sanjek, Roger. 1990. “A Vocabulary for Fieldnotes”. In Sanjek, Roger (ed). Fieldnotes: the makings of anthropology. Ithaca and London. Cornell University Press. PP.92-121.

 

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Hage, Ghassan. 2010. “Hating Israel in the Field: On Ethnography and Political Emotions” In Emotions in the Field: The Psychology and Anthropology of fieldwork experience, orgs. James Davies e Dimitrina Spencer. Stanford University Press. Stanford: California, pp. 129-154.

 

Luhrmann, Tanya. 2010. “What Counts as Data?” In Emotions in the Field: The Psychology and Anthropology of fieldwork experience, orgs. James Davies e Dimitrina Spencer. Stanford University Press. Stanford: California, pp. 212 – 238.

 

Gable, Eric. 2014. “The anthropology of guilt and rapport: Moral mutuality in ethnographic fieldwork”. Hau: Journal of Ethnographic Theory, vol. 4, nº1, 237 – 258.

 

Oliveira, Luís Roberto Cardoso. 2010. “A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas”. In Fleischer, Soraya e Patrice Schuch (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Editora Unb. Brasília. Pp. 25-38.

 

Viegas, Susana de Matos e Mapril, José. 2012. “Mutualidade e Conhecimento Etnográfico” in Viegas, Susana de Matos e José Mapril (org.). Dossier temático Imprevistos e mutualidade: a produção do conhecimento etnográfico em antropologia. Etnográfica. Volume 16 (3): 513-524

 

Albert, Bruce. 1997. “‘Ethnographic situation’ and ethnic movements: notes on post- -Malinowskian fieldwork” Critique of Anthropology 17 (1): 53-65.

 

Fleischer, Soraya e Patrice Schuch. 2010. “Apresentação: Antropologia, ética e regulamentação” in Fleischer, Soraya e Patrice Schuch (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Ed. Unb. Brasília.  9-21.

 

Ingold, Tim. 2014. “That’s enough about ethnography!” Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1): 383–395

 

Pina-Cabral, João de. 2013. “The two faces of mutuality: contemporary themes in anthropology”, Anthropological Quarterly, 86 (1): 257-266

 

Lamb, S. 2001. Being a widow and other life stories: The interplay between lives and words. Anthropology and Humanism26(1), pp.16-34.

 

Hampshire, Kate et al .2012. The interview as narrative ethnography: seeking and shaping connections in qualitative research, International Journal of Social Research Methodology, pp. 1–17, iFirst Article

 

Wilson, W.J. 2009.The role of theory in ethnographic research

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 2

Turma: A Vagas: 25

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Eventual

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Simone Miziara Frangella

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

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