Unicamp Diretoria Acadêmica

LP197 - Formação de Professores e o Trabalho com Linguagens na Escola - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Discussão sobre concepções de formação de professores. Reflexão sobre saberes docentes e formação profissional. Letramento docente e as práticas de linguagem no exercício profissional. Gestão do currículo para a formação de leitores e produtores de textos na escola.

Bibliografia:

Bibliografia básica

ARAÚJO, E. S.; MOURA, M. O. Contribuições da teoria histórico-cultural à pesquisa qualitativa sobre formação docente. In: PIMENTA, S.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. Vol. I. 2ª Ed. São Paulo: Loyola, 2012.

BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p. 59-76, abr. 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHARTIER, A. Ação Docente: entre saberes práticos e saberes teóricos. In: CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Tradução de Flávia Sarti e Teresa Van Acker. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2007. p. 185-207.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

KLEIMAN, A. (Org.). A formação do professor: perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

MILLER, I. K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: LOPES, L. P. da M. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-121. 

NÓVOA, A. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2ª Ed. Lisboa: Porto Editora, 1999. p. 63-92.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TARDIF, M; LASSARD, C. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: TARDIF, M; LASSARD, C. Trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 15-54.

 

Bibliografia adicional

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em Uma Escola Reflexiva. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 

BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: SEF; MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL. CNE RESOLUÇÃO CNE/CP No 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019.

CHARTIER, A. Escola, cultura e saberes. Conferência proferida na abertura do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal, 2002. p. 1-17.

COSTA, E. V.; SCHLATTER, M. Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 1, p. 37-63, jan./abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/010318135173200451. Acesso em: 14 jun. 2020. 

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educa&c

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 25

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 17:00 - 21:00 CL13

Docentes:

  • Marcia Rodrigues De Souza Mendonca

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00 A - CL13
18:00 A - CL13
19:00 A - CL13
20:00 A - CL13
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: