Ementa:
Estudo de tópicos ou temas da teoria cultural contemporânea (tais como: raça, gênero, migrações, cultura popular, políticas pós-coloniais, memória, cidade, cotidiano, consumo, direitos humanos etc.) com o foco na relação cultura, linguagem e políticas de identidades.
Bibliografia:
Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.
AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
ARFUCH, L. La vida narrada: Memoria, subjetividade y politica. Villa María (Argentina): Eduvim, 2018.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
SAUNDERS, R. Sobre o intraduzível: sofrimento humano, a linguagem de direitos humanos e a CVR da África do Sul. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, 2008, ano 5, n. 9, p. 53-75.
ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (ed.). Cultural memory studies. Berlin: Walter de Gruyter, 2008.
FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (edit.). The Handbook of Narrative Analysis. Chichester (UK): John Wiley & Sons, 2015.
MBEMBE, A. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 1, 2001, pp. 171-209.
MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte, UFMG, 2003.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 18
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
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