Unicamp Diretoria Acadêmica

LP125 - Leitura e Escrita em Língua Estrangeira/Segunda Língua - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Contraposição das concepções etnográfica, cognitiva e discursiva da leitura e da produção de textos em segunda língua e língua estrangeira e de seus efeitos nas práticas educacionais. Estudo dos processos de leitura e suas relações com a produção de textos. Exame e discussão de pesquisas sobre leitura e escrita vistas como práticas discursivas.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da SIPLE. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.siple.org.br /index.php?option =com_content&view=article&id=309:o-ensino-de-portugues-como-lingua-de-acolhimento-para-refugiados&catid=70:edicao-7&Itemid=113>. Acesso em: 06 mar. 2015.

BIZON, A. C. C.; CAVALCANTI, M. C. Globalização e internacionalização: democracia vertical de um convênio estudantil brasileiro? In: SANTOS, B. S.; CUNHA, T. (Eds.) Actas Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul. Coimbra-Portugal: CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, junho/2015. Disponível em: http://alice.ces.uc.pt/ coloquio_alice/ index.php/ actas/ ?lang=pt.

BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Português como Língua Adicional em contextos de minorias: (co)construindo sentidos a partir das margens. Dossiê Temático. UFPR: Revista X, v. 13, n.1, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/issue/view/2624.

BALTRA, A. Minha aquisição do português. Cadernos PUC-SP, vol. 09. São Paulo: EDUC/Cortez Editora, 1981.

CAVALCANTI, M. C. Multilinguismo, transculturalismo e o (re)conhecimento de contextos minoritários, minoritarizados e invisibilizados. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Orgs.). Questões de Método e de Linguagem na Formação Docente. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011, pp 171-185.

_________. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 211-226.

DINIZ, L. R. A. Mercado de línguas: a instrumentalização brasileiras do português como língua estrangeira. Campinas-SP: RG/FAPESP, 2010.

DINIZ, L. R. A.; BIZON, A. C. C. Discursos sobre a relação Brasil/África “lusófona” em políticas linguísticas e de cooperação educacional. Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos, dossiê nº. 36, julho-dezembro, 2015.

FARACO, C. A. A lusofonia: impasses e perspectivas. Texto apresentado no Simpósio Políticas e ideologías en la legitimación de las lenguas internacionales. 8º Congreso de Linguística General da Universidad Autónoma de Madrid. 26 jun. 2008.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis-SC: Ed. da UFSC, 1988, pp. 211- 236.

MAHER, T. M. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: Kleiman, A.B. e Cavalcanti, M. C. (Orgs.) Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras,2007, pp. 255-270.

MORONI, A. Português como língua de herança: o começo de um movimento, pp. 28-57. In: JENNINGS-WINTERLE, F.; LIMA-HERNANDES, M. C. Português como língua de herança: a filosofia do começo, meio e fim. New York: Brasil em Mente, 2015.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada. 2013, vol.52, n.2, p. 409-433. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 fev. 2016.

RONCARATI, C.; SILVA, D. B. da; PONSO, L. C. Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 75-98. Disponível em: <http://www.uff.br/ revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/118/93>. Acesso em 16 fev. 2016.

SANTOS, B. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 8

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00 CL13

Docentes:

  • Maria Jose Rodrigues Faria Coracini

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL13
15:00 A - CL13
16:00 A - CL13
17:00 A - CL13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: