Ementa:
Análise de contribuições teóricas e metodológicas recentes de várias áreas do Conhecimento para o estudo da relação entre linguagem e funcionamento da mente humana.
Bibliografia:
CHOMSKY, N. (2017). “A biolinguística e a capacidade humana”, in: Ecolinguística - Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v.3, n.2, pp. 05-21.
COLLINS, T., ANDLER, D. e TALLON-BAUDRY C. (2018). La Cognition – du neurone à la societé, Paris : Gallimard.
CORBALLIS, M. (2011). The Recursive Mind, Princeton University Press.
CROFT, W. (2009) “Toward a Social Cognitive Linguistics”. In: (eds.) EVANS, V.; POUCEL, S. New Directions in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, p. 395-420.
EHRENBERG, A. (2007). Sciences sociales, sciences neurales: de la sociologie individualiste à la sociologie de l´individualisme (de Mauss à Wittgenstein et retour). In: WIEVORKA, M. (Org.). Les Sciences sociales en mutation. Paris, Ed. Sciences Humaines.
KOCH, I. V; CUNHA-LIMA, M. L. (2004) Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à Linguística. Fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez. pp. 251-300.
GONZALEZ-MARQUEZ, M.; MITTELBERG, I.; COULSON, S.; SPIVEY, M. (2007). (Eds.). Methods in Cognitive Linguistics. Amsterdã, John Benjamins.
LURIA, A.R. (1981) Fundamentos de Neuropsicologia, São Paulo: EDUSP.
MORATO, E.M. (2019). A cognição como objeto da linguística: perspectivas contemporâneas e desafios interdisciplinares. Linguagem e Cognição. Sandra Cavalcante e Josiane Militão (Orgs). Campinas: Mercado de Letras
___________. (2014). Metodologia em Neurolinguística, in: Gonçalves, A.V.; Góis, M.L.S. (Orgs.), Ciências da Linguagem: o fazer científico. V. 2. Campinas, Mercado de Letras, pp. 281-320.
SALOMÃO, M.M.M. (1999). A questão da construção do sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem, in: Veredas, v. 3, n. 1, jan.-jun., pp. 61-79.
PINKER, S. (2008). Do que é feito o pensamento: A língua como janela para a natureza humana, Companhia das Letras.
Smelser, Neil J., and Paul B. Baltes, eds. International encyclopedia of the social & behavioral sciences. Vol. 11. Amsterdam: Elsevier, 2001.
TOMASELLO, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes. (original de 1999)
_____________ (2019). Becoming Human – a theory of ontogeny. Harvard University Press.
VAN DIJK, T. (2011). Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto.
VARELA, F., THOMPSON, E.; ROSCH, E. (2003). A mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre: Artmed.
VYGOTSKY, L. (1987) Thinking And Speech - The Collected Works Of L.S. Vygotsky (Vol I: Problems Of General Psychology. In: RIEBER, R.; CARTON, A. (eds.). New York: Plenun Press. (original de 1934).
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - CL12 | |||||
10:00 | A - CL12 | |||||
11:00 | A - CL12 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |