Unicamp Diretoria Acadêmica

LL167 - Linguagem e Processos Cognitivos - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Análise de contribuições teóricas e metodológicas recentes de várias áreas do Conhecimento para o estudo da relação entre linguagem e funcionamento da mente humana. 

Bibliografia:

CHOMSKY, N. (2017). “A biolinguística e a capacidade humana”, in: Ecolinguística - Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v.3, n.2, pp. 05-21.

COLLINS, T., ANDLER, D. e TALLON-BAUDRY C. (2018). La Cognition – du neurone à la societé, Paris : Gallimard.

CORBALLIS, M. (2011). The Recursive Mind, Princeton University Press.

CROFT, W. (2009) “Toward a Social Cognitive Linguistics”. In: (eds.) EVANS, V.; POUCEL, S. New Directions in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, p. 395-420.

EHRENBERG, A. (2007). Sciences sociales, sciences neurales: de la sociologie individualiste à la sociologie de l´individualisme (de Mauss à Wittgenstein et retour). In: WIEVORKA, M. (Org.). Les Sciences sociales en mutation. Paris, Ed. Sciences Humaines.

KOCH, I. V; CUNHA-LIMA, M. L. (2004) Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à Linguística. Fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez. pp. 251-300.

GONZALEZ-MARQUEZ, M.; MITTELBERG, I.; COULSON, S.; SPIVEY, M. (2007). (Eds.). Methods in Cognitive Linguistics. Amsterdã, John Benjamins.

LURIA, A.R. (1981) Fundamentos de Neuropsicologia, São Paulo: EDUSP.

MORATO, E.M. (2019). A cognição como objeto da linguística: perspectivas contemporâneas e desafios interdisciplinares. Linguagem e Cognição. Sandra Cavalcante e Josiane Militão (Orgs). Campinas: Mercado de Letras

___________. (2014). Metodologia em Neurolinguística, in: Gonçalves, A.V.; Góis, M.L.S. (Orgs.), Ciências da Linguagem: o fazer científico. V. 2. Campinas, Mercado de Letras, pp. 281-320.

SALOMÃO, M.M.M. (1999). A questão da construção do sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem, in: Veredas, v. 3, n. 1, jan.-jun., pp. 61-79.
PINKER, S. (2008). Do que é feito o pensamento: A língua como janela para a natureza humana, Companhia das Letras.

Smelser, Neil J., and Paul B. Baltes, eds. International encyclopedia of the social & behavioral sciences. Vol. 11. Amsterdam: Elsevier, 2001.

TOMASELLO, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes. (original de 1999)
_____________ (2019). Becoming Human – a theory of ontogeny. Harvard University Press.

VAN DIJK, T. (2011). Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto.

VARELA, F., THOMPSON, E.; ROSCH, E. (2003). A mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre: Artmed.

VYGOTSKY, L. (1987) Thinking And Speech - The Collected Works Of L.S. Vygotsky (Vol I: Problems Of General Psychology. In: RIEBER, R.; CARTON, A. (eds.). New York: Plenun Press. (original de 1934).

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 12:00 CL12

Docentes:

  • Edwiges Maria Morato

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - CL12
10:00 A - CL12
11:00 A - CL12
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: