Unicamp Diretoria Acadêmica

DE017 - Gêneros Cinematográficos - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudar as narrativas audiovisuais pelo viés da classificação genérica.  Serão estudados filmes e produtos audiovisuais que se inscrevem em cânones dos gêneros forjados pelo sistema de estúdios americanos. O estabelecimento e consolidação dos gêneros, sua subversão e reinvenção pelo cinema moderno e apropriação por outros meios audiovisuais (televisão, mídias digitais) está no panorama da disciplina. Buscamos saber para que serve um gênero? Como se estabelecem as regras semântico-sintáticas de cada gênero? Qual a relação dos gêneros cinematográficos com os gêneros literários, pictóricos, teatrais e televisivos? E a relação entre gêneros, história e estética do cinema e análise fílmica. A disciplina se organizará em torno de seminários onde, a partir de um paradigma de análise, os alunos deverão proceder a análises genéricas alargando o corpus apresentado nas aulas teóricas.

 

Bibliografia:

ALTMAN Rick. Los géneros cinematográficos. Barcelona, Paidós Ibéria, 2000.

__________. The American Film Musical. Bloomington/Indianápolis : Indiana University Press, 1987.

AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas : Papirus Editora, 2003.

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos.  In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. Volume II Documentário e narratividade ficcional. São Paulo, Ed. Senac, 2004, p. 277 – 301.

BOURGET Jean-Loup. Le mélodrame hollywoodien. Paris : Stock, 1994.

BUSCOMBE, Edward. A idéia de gênero no cinema americano. In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. Volume II Documentário e narratividade ficcional. São Paulo, Ed. Senac, 2004, p. 303 – 318.

BRAGANCA Mauricio. “A revolução mexicana e o cinema de melodrama”. In Historia em Revista vol. 14, 2015.

ELSAESSER, Thomas. ([1972] 1987). “Tales of sound and fury: Observations on the family melodrama”. In GLEDHILL, Christine (org.), Home is where the heart is: Studies in melodrama and the woman. London: British Film Institute: [1972] 1987.

FEUER Jane. The Hollywood Musical. Bloomington/Indianápolis : Indiana University Press, 1993

FRIEDRICH, Otto. Cidade das redes: Hollywood nos anos 40. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado, a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

KLINGER, Barbara. Melodrama and Meaning – History, Culture and the films of Douglas Sirk. Bloomington/Indianapolis : Indiana University Press, 1994.

LANGFORD, Barry. Film genre: hollywood and beyond. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005

MOINE Raphaelle. Les genres au cinema. Paris : Nathan, 2002.

NEALE, Steve. Genre and Hollywood. London, Routledge, 1999.

NEALE, Steve (org.). Genre and contemporary Hollywood. London: BFI, 2002.

SCHAEFFER, Jean-Marie. Qu'est-ce qu'un genre litteraire?. Paris: Seuil, 1989.

SHATZ Thomas. Hollywood Genre: Formulas, Filmmaking and the Studio System. New York, Random House, 1981.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Nelson Rodrigues, Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 35

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 12

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 15:00

Docentes:

  • Ernesto Giovanni Boccara

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: