Ementa:
Estudar as narrativas audiovisuais pelo viés da classificação genérica. Serão estudados filmes e produtos audiovisuais que se inscrevem em cânones dos gêneros forjados pelo sistema de estúdios americanos. O estabelecimento e consolidação dos gêneros, sua subversão e reinvenção pelo cinema moderno e apropriação por outros meios audiovisuais (televisão, mídias digitais) está no panorama da disciplina. Buscamos saber para que serve um gênero? Como se estabelecem as regras semântico-sintáticas de cada gênero? Qual a relação dos gêneros cinematográficos com os gêneros literários, pictóricos, teatrais e televisivos? E a relação entre gêneros, história e estética do cinema e análise fílmica. A disciplina se organizará em torno de seminários onde, a partir de um paradigma de análise, os alunos deverão proceder a análises genéricas alargando o corpus apresentado nas aulas teóricas.
Bibliografia:
ALTMAN Rick. Los géneros cinematográficos. Barcelona, Paidós Ibéria, 2000.
__________. The American Film Musical. Bloomington/Indianápolis : Indiana University Press, 1987.
AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas : Papirus Editora, 2003.
BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. Volume II Documentário e narratividade ficcional. São Paulo, Ed. Senac, 2004, p. 277 – 301.
BOURGET Jean-Loup. Le mélodrame hollywoodien. Paris : Stock, 1994.
BUSCOMBE, Edward. A idéia de gênero no cinema americano. In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. Volume II Documentário e narratividade ficcional. São Paulo, Ed. Senac, 2004, p. 303 – 318.
BRAGANCA Mauricio. “A revolução mexicana e o cinema de melodrama”. In Historia em Revista vol. 14, 2015.
ELSAESSER, Thomas. ([1972] 1987). “Tales of sound and fury: Observations on the family melodrama”. In GLEDHILL, Christine (org.), Home is where the heart is: Studies in melodrama and the woman. London: British Film Institute: [1972] 1987.
FEUER Jane. The Hollywood Musical. Bloomington/Indianápolis : Indiana University Press, 1993
FRIEDRICH, Otto. Cidade das redes: Hollywood nos anos 40. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado, a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
KLINGER, Barbara. Melodrama and Meaning – History, Culture and the films of Douglas Sirk. Bloomington/Indianapolis : Indiana University Press, 1994.
LANGFORD, Barry. Film genre: hollywood and beyond. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005
MOINE Raphaelle. Les genres au cinema. Paris : Nathan, 2002.
NEALE, Steve. Genre and Hollywood. London, Routledge, 1999.
NEALE, Steve (org.). Genre and contemporary Hollywood. London: BFI, 2002.
SCHAEFFER, Jean-Marie. Qu'est-ce qu'un genre litteraire?. Paris: Seuil, 1989.
SHATZ Thomas. Hollywood Genre: Formulas, Filmmaking and the Studio System. New York, Random House, 1981.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Nelson Rodrigues, Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |