Ementa:
A disciplina é oferecida com um conjunto de encontros nos quais são discutidos temas relacionados a teorias de currículo, com destaque para os conceitos de currículo no cotidiano (CERTEAU, 2003) e currículo narrativo (GOODSON,2013). A discussão sobre docência se dá na perspectiva do currículo acontecendo no cotidiano escolar. Desse ponto de vista, professores são considerados inventores desse cotidiano, produtores de conhecimento e narradores das artes de fazer.
Bibliografia:
ALVES, Nilda (org.). Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. ALVES, Nilda O Espaço Escolar e sua marcas ␣ o espaço como dimensão material do currículo.
Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.
ALVES, Nilda e GARCIA, R.L. O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
ALVES, N. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
ALVES, N. Trajetórias e Redes na Formação de Professores, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.
ANPED, Revista Brasileira de Educação, número especial Cultura, Cultura(s) e Educação, maio/jun/jul/ago, n. 23, 2003.
BALL, S. Education Reform - a critical and pos structural approach . Buckinghan, Open University, 1994.
CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano - artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós críticas em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. Capítulos 01 e 02 (p. 09 a 55)
COSTA, M. W. (org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. RJ: DP&A, 1998. ESTEBAN, M.T. , ZACCUR, E. Professora-pesquisadora ␣ uma práxis em construção. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.
FERNANDES, Margarida Ramires. Mudança e inovação na pós-modernidade- perspectivas curriculares. Porto: Porto Editora, 2000.
FERRAÇO, Carlos Eduardo (org.). Currículo e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2002. GERALDI, C., FIORENTINI,D.; PEREIRA, E.M.A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente ␣professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998. GOODSON, Ivor F. Currículo, teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GOODSON, Ivor. O currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001. HELLER, A. O Cotidiano e a História, 4a. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LOPES, A.,MACEDO, E.(orgs.)Currículo debates Contemporâneos.S. Paulo:Cortez, 2002. MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; MANHÃES, Luiz Carlos; Nilda (orgs.). Criar
currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa, SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Currículo, cultura e sociedade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas/SP: Papirus, 1990.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de, SGARBI, Paulo (orgs) Redes Culturais- diversidade e educação. Rio de janeiro: DP&A, 2002.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Edit., 2002. p. 11-35.
Ano de Catálogo: 2020
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |