Unicamp Diretoria Acadêmica

ED441 - Currículo, Docência e Cotidiano Escolar - 1S/2020 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina é oferecida com um conjunto de encontros nos quais são discutidos temas relacionados a teorias de currículo, com destaque para os conceitos de currículo no cotidiano (CERTEAU, 2003) e currículo narrativo (GOODSON,2013).  A discussão sobre docência se dá na perspectiva do currículo acontecendo no cotidiano escolar. Desse ponto de vista, professores são considerados inventores desse cotidiano, produtores de conhecimento e narradores das artes de fazer.

 

Bibliografia:

ALVES, Nilda (org.). Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. ALVES, Nilda O Espaço Escolar e sua marcas o espaço como dimensão material do currículo.

Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

ALVES, Nilda e GARCIA, R.L. O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

ALVES, N. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

ALVES, N. Trajetórias e Redes na Formação de Professores, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

ANPED, Revista Brasileira de Educação, número especial Cultura, Cultura(s) e Educação, maio/jun/jul/ago, n. 23, 2003.

BALL, S. Education Reform - a critical and pos structural approach . Buckinghan, Open University, 1994.

CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano - artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós críticas em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. Capítulos 01 e 02 (p. 09 a 55)

COSTA, M. W. (org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. RJ: DP&A, 1998. ESTEBAN, M.T. , ZACCUR, E. Professora-pesquisadora ␣ uma práxis em construção. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

 FERNANDES, Margarida Ramires. Mudança e inovação na pós-modernidade- perspectivas curriculares. Porto: Porto Editora, 2000.

FERRAÇO, Carlos Eduardo (org.). Currículo e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2002. GERALDI, C., FIORENTINI,D.; PEREIRA, E.M.A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998. GOODSON, Ivor F. Currículo, teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GOODSON, Ivor. O currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001. HELLER, A. O Cotidiano e a História, 4a. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LOPES, A.,MACEDO, E.(orgs.)Currículo debates Contemporâneos.S. Paulo:Cortez, 2002. MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; MANHÃES, Luiz Carlos; Nilda (orgs.). Criar

currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa, SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Currículo, cultura e sociedade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas/SP: Papirus, 1990.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de, SGARBI, Paulo (orgs) Redes Culturais- diversidade e educação. Rio de janeiro: DP&A, 2002.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Edit., 2002. p. 11-35.

 

Ano de Catálogo: 2020

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 17

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Maria Ines De Freitas Petrucci S Rosa

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: