Ementa:
A inclusão escolar nas interpretações pós-estruturalistas da diferença. Formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. A natureza complementar do ensino especial e seu impacto nos níveis básico e superior do ensino comum. Modelos organizacionais e práticas pedagógicas decorrentes dos processos de diferenciação. O acesso de todos à educação escolar.
Bibliografia:
BHABHA, Homi K. O local da cultura, 1949. Tradução de Myriam Ávila. Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves, 2.ed.. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2013.
BHABHA, Homi K. Cultural diversity and cultural difference. In ASHCROFT, Bill et al (Orgs.) The Post- Colonial Studies Readers. New York: Routledge, 1955.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial.Brasília:MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Decreto N.3956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência: Guatemala: 2001.
BRASIL. Ministério Público Federal. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular de ensino. Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (Orgs). 2a.ed. ver.e atualiz. Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.
BRASIL. Decreto No. 6949/2009. Ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência /ONU, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BURBULES, Nicholas C., Desconstructing difference and the difference this makes to education . In: MARGINIS, Frank (Org.). Philosophy of Education Society. Urbana, III 1996.
BURBULES, Nicholas C. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo, na contemporaneidade- incertezas e desafios. 3ªed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FORNAZARI, Sandro Kobol ( coordenador); de AZEVEDO, Sandra Barin et al.(Orgs) Deleuze hoje. São Paulo: Editora FAP- Unifesp, 2014.
LARROSA, Jorge. e PÉREZ de LARA, Nuria. (Orgs.). Imagens do outro; tradução de Celso Márcio Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. 7a.edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?.São Paulo: SUMMUS Editorial, 2a.ed. ver.e atualiz., 2015.
PIERUCCI, Antonio Flávio. Ciladas das diferenças. São Paulo: Editora 34, 1999.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco estudos sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do Centro de Estudos Sociais, Coimbra, n. 135, jan. 1999. Disponível em: <www.ces.uc.pt/publicacoes/135/135.pdf>.
SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SILVA, Tomaz, Tadeu da. Identidade e diferença: impertinências. Print version ISSN 0101-330. Revista Educação & Sociedade, Vol.23, no. 79 Campinas, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 73-130.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 29
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.