Ementa:
A matemática escolar: conceitos e propriedades; significados e valores; importância para a Educação Básica e para a vida. Modismos, crendices e tendências no ensino da Matemática. Materiais curriculares e recursos didáticos numa perspectiva didático-pedagógica de valorização da prática escolar.
Bibliografia:
ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. A matemática na Educação Básica. Portugal: Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, 1999.
AFONSO, P. Avaliação em Matemática: novas prioridades no contexto educativo de Portugal. Educação matemática em Revista. SBEM, ano 9, n. 12, p. 59-68, jun./2002.
ALSINA, C. et al. Enseñar matemáticas. 2.ed. Barcelona: Editorial Graó, 1998.
ÁVILA, G. Objetivos do ensino da Matemática. Revista do professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática, n.27, 1º quadrimestre 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SED, 1997.
BRITO, M. R. F. (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 2.ed. Campinas: Alínea, 2010.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. 9.ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1989.
CASCALLANA, M. T. Iniciación a la matemática: materiales e recursos didácticos. Madri: Santillana, 1998.
CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. 2. ed. Trad. Gabriela Wondracek Linck. Porto Alegre: Penso, 2015.
CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.
D’AMBROSIO, B.S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n.1, p.35-41, mar. 1993.
D’AMORE, B. Elementos de didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007.
DUHALDE, M. H.; CUBERES, M. T. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à educação infantil. Trad. Maria Cristina Fontana. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.