Unicamp Diretoria Acadêmica

LP122 - Produção de Textos em Língua Materna - 2S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo e discussão de concepções teóricas sobre textos e sua produção. Contribuições desses estudos para o ensino de língua materna.

Bibliografia:

Bibliografia básica

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-53/1979]. p. 261-306. 

BARBOSA, J. P.; ROJO, R. H. R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019. p. 271-300. 

BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 139-161.

CARDOSO, I.; PEREIRA, L. Á. A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 54, n. 1, p. 79-107, 2015.

COELHO, V. W. C. Sentidos do letramento: a escrita no evento vestibular. Matraga, v. 22, n. 36, p. 95-112, 2015.

CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, p. 333-356, 2a parte, 2011.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

FOSSEY, M. F. Avaliação de redações de vestibular: da teoria à prática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 2, p. 1015-1042, 2018. 

GERALDI, J. W. Prática e produção de textos na escola. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 7, p. 23-29, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639022. Acesso em: 15 mar. 2024.

LIMA, A.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Produção de textos em espaços escolares e não escolares. Recife: Ed. UFPE, 2021.

MENDONÇA, M.; NEVES, C. A. B. (Orgs.) A Redação no Vestibular Unicamp: o que e como se avalia. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

PEREIRA, L. A.; CARDOSO, I.; GRAÇA, L. For a Definition of the Teaching/Learning of Writing in L1: Research and Action. L1 – Educational Studies in Language and Literature, v. 9, n. 4, p. 87-123, 2009. 

PIETRI, E. A constituição da escrita escolar em objeto de análise dos estudos linguísticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 2, p. 283-297, 2007.

SILVA, E. M. da; ARAÚJO, D. L. de. Redação no vestibular: efeito retroativo da noção de gêneros textuais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 133-152, 2009.

TOFFOLI, S. F. L. et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 2, p. 343-358, 2016.

 

Bibliografia adicional

ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: Eduem, 2017. 

ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 163-180.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Apresentação de Beth Brait. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 23-43.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30. abr. 2023.

CARVALHO, J. A. B.; BARBEIRO, L. F. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 609-792, 2013.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, J. W. Sobre a produção de textos na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00 CL13

Docentes:

  • Cynthia Agra De Brito Neves

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL13
15:00 A - CL13
16:00 A - CL13
17:00 A - CL13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: