Ementa:
Estudo e discussão de concepções teóricas sobre textos e sua produção. Contribuições desses estudos para o ensino de língua materna.
Bibliografia:
Bibliografia básica
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-53/1979]. p. 261-306.
BARBOSA, J. P.; ROJO, R. H. R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019. p. 271-300.
BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 139-161.
CARDOSO, I.; PEREIRA, L. Á. A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 54, n. 1, p. 79-107, 2015.
COELHO, V. W. C. Sentidos do letramento: a escrita no evento vestibular. Matraga, v. 22, n. 36, p. 95-112, 2015.
CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, p. 333-356, 2a parte, 2011.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.
FOSSEY, M. F. Avaliação de redações de vestibular: da teoria à prática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 2, p. 1015-1042, 2018.
GERALDI, J. W. Prática e produção de textos na escola. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 7, p. 23-29, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639022. Acesso em: 15 mar. 2024.
LIMA, A.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Produção de textos em espaços escolares e não escolares. Recife: Ed. UFPE, 2021.
MENDONÇA, M.; NEVES, C. A. B. (Orgs.) A Redação no Vestibular Unicamp: o que e como se avalia. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
PEREIRA, L. A.; CARDOSO, I.; GRAÇA, L. For a Definition of the Teaching/Learning of Writing in L1: Research and Action. L1 – Educational Studies in Language and Literature, v. 9, n. 4, p. 87-123, 2009.
PIETRI, E. A constituição da escrita escolar em objeto de análise dos estudos linguísticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 2, p. 283-297, 2007.
SILVA, E. M. da; ARAÚJO, D. L. de. Redação no vestibular: efeito retroativo da noção de gêneros textuais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 133-152, 2009.
TOFFOLI, S. F. L. et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 2, p. 343-358, 2016.
Bibliografia adicional
ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: Eduem, 2017.
ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 163-180.
BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Apresentação de Beth Brait. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 23-43.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30. abr. 2023.
CARVALHO, J. A. B.; BARBEIRO, L. F. Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 609-792, 2013.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
GERALDI, J. W. Sobre a produção de textos na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |