Ementa:
Iniciação aos estudos das práticas sociais que envolvem escrita em diferentes mídias e de suas implicações para o ensino de leitura/escrita.
Bibliografia:
Bibliografia básica
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, [n.p.], 2001.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies. New Learning. Pedagogies, v. 4. p. 164-195, 2009.
GALVÃO, A. M. et al. (Orgs.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.
HEATH, S. B. El valor de la lectura de cuentos infantiles a la hora de dormir: habilidades narrativas en el hogar y en la escuela. In: ZAVALLA, V. et al. Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas e etnográficas. Lima: Red para el Desarolllo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2004 [1982]. p. 143-169. (What no Bedtime Story Means: Narrative Skills at Home and School. Language in Society, v. 11, n. 1, p. 49-76, 1982).
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. 1ª Ed. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _____ (Org.). Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-64.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva (UFSC), v. 28, p. 17-40, 2010.
KLEIMAN, A. É preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel-Unicamp; Brasília: Ministério da Educação, 2005.
LOPES, I. Cenas de letramentos sociais. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, 2006.
OLIVEIRA, M. K.; VÓVIO. C. L. Homogeneidade e heterogeneidade nas configurações do alfabetismo. In: V. M. Ribeiro (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2003. p. 155-175.
ONG, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SIGNORINI, I. Construindo com a escrita “outras cenas de fala”. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 97-134.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, abr. 2004.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 10
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento: CAMPO GRANDE
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | D - CL20 | |||||
09:00 | D - CL20 | |||||
10:00 | D - CL20 | |||||
11:00 | D - CL20 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |