Ementa:
Esta disciplina propõe o estudo do texto na relação com a autoria e a produção do conhecimento. Busca compreender, da perspectiva discursiva, as diferentes formas de textualização dos sentidos em seu modo de formulação e constituição, levando-se em consideração sua circulação. Para isso, visa-se à análise dos mecanismos de textualização no oral, no impresso, no urbano e no digital.
Bibliografia:
CONEIN, B.; COURTINE, J.-J.; GADET, F.; MARANDIN, J.-M.; PÊCHEUX, M. (Orgs.), Materialidades Discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
COSTA, G. C. Sentidos de Milícia. Editora da Unicamp, 2014.
COSTA, G. C. (Org). Imagens da cidade: discurso e produção de conhecimento. Escritos 12. Campinas: Editora do Labeurb, 2022. v. 1. 99p.
DIAS, C. P. C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
DIAS, C. P. C. Textualidades seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento. Rasal Linguística, N. 2, 2019. https://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/rasal/article/view/14765
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: Nadilza Martins de Barros Moreira; Eliane Schneider. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. 1ed.João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005, v. 1, p. 201-212.
FELMAN, Shoshana. O escândalo do corpo falante: Don Juan com Austin, ou a sedução em duas línguas. Tradutores: João Rocha e Lucia Castello Branco. -- Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
FOUCAULT, M. O que é um autor?. In: Ditos & Escritos III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.
GADET, F.; PÊCHEUX, M. A língua Inatingível. Campinas: Pontes, 2004.
HENRY, P. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Trad. Maria Fausta Pereira de Castro. Campinas, Ed. da Unicamp, 1992.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LACAN, J. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
______. O seminário livro 11: os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Trad. M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
ORLANDI, E. A Linguagem e seu Funcionamento. Campinas, SP: Pontes, 1987.
__________. Interpretação. Rio de Janeiro: Pontes, 1996.
_________ . Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes,1999.
__________. Discurso e Texto: Formulação e Circulação de Sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
__________. O que é linguística? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
__________. Discurso em Análise - Sujeito, Sentido, Ideologia. 1. ed. Campinas: Pontes, 2012. v. 1. 239p .
__________. ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Eu, Tu, Ele - Discurso e Real da História. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 344 p.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Da argumentação na Análise de Discurso. In: J. dos Santos Biziak; Fernando Pereira; Sheila Maria Resende-Soares. (Org.). rede de afetos em discurso. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 107-120.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi, 5 ed.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |