Ementa:
Temas e problemas relativos aos estudos e pesquisas sobre Educação Física, Esporte e Lazer e suas implicações na sociedade contemporânea.
Bibliografia:
BOURDIEU, P. Sport and social class. Social Science Information. 17(6), 819-840, 1978.
______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero, 1983.
______. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R.(ed.) Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, pp. 82-121, 1983.
______. The forms of capital. In: RICHARDSON E. (ed.). Handbook of Theory of Research for the Sociology of Education. Greenword Press, 1986, p.241-258.
______. Program for a sociology of sport. Sociology of Sport Journal. 5, 153-161, 1988.
______. Coisas ditas. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.
______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
______. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
______. A distinção. Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2013.
_______. Notas provisórias sobre a percepção social do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 1 p. 247-256, 2014.
______. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2014.
BOURDIEU, P.; DAUNCEY, H.; HARE, G. The state, economics and sport. Culture, Sports, Society. V.1, n.2, , p.15-21, 1998.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Editora Vozes, Petrópolis, 2008.
______. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Editora da UFSC, Florianópolis, 2014.
BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. The organic ethnologist of Algerian migration. Ethnography. V.1, n.2, p.173-182, 2000.
CATANI, A. M. NOGUEIRA, M. A.; HEY, A. P.; MEDEIROS, C. C. C. Dicionário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
CUSHION, C. J.; KITCHEN, W. Pierre Bourdieu: a theory of (coaching) practice. In: JONES, R.; POTRAC, P.; CUSHION, C; RONGLAN, L. T (eds.). The sociology of sport coaching, Oxon: Routledge, 2011, p.40-53.
CUSHION, C. J.; JONES, R. L. A Bourdieusian analysis of cultural reproduction: socialization and the 'hidden curriculum' in professional football. Sport, Education and Society, V.19, n.3, p.276-298, 2014.
MARCHI JR, W. Como é possível ser esportivo e sociológico? In: GEBARA, A; PILATTI, L. A. (orgs.). Ensaios sobre história e sociologia nos esportes. Jundiaí: Fontoura, 2006, p. 159-195.
MARQUES, R. F. R.. Contribuições da obra de Pierre Bourdieu para a pesquisa em Sociologia do Esporte no século XXI. In: ALMEIDA, M.A.B. (org.) Estudos interdisciplinares em sociologia do esporte. São Paulo : Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2015. p. 9-37.
NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
SOUZA, J.; MARCHI JR, W. Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de Pierre Bourdieu. Movimento, v16, n1, 2010.
______. Bourdieu e a Sociologia do Esporte: contribuições, abrangência e desdobramentos teóricos. Tempo Social. v29, p. 243-286, 2017.
WACQUANT, L. Esclarecer o habitus. Educação & Linguagem, ano 10, n. 16, p. 63- 71, jul./dez. 2007.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 13
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |