Unicamp Diretoria Acadêmica

ED700 - Cultura, Educação e Imagem - 2S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A proposta da disciplina é criar linhas de associação e de composição criativas com os conceitos de diferentes vertentes filosóficas no encontro com produções audiovisuais, especialmente obras fotográficas e vídeos experimentais. Desses encontros entre filosofia, arte, culturas e imagens deseja-se extrair pensamentos para/em uma educação movida pelas sensações e fabulações. A disciplina envolve o encontro com conceitos teóricos, obras artísticas e o convite à criação e pensamento com palavras e imagens.

 

Bibliografia:

Referências básicas:

AMORIM, A. C. R. . n-imagens. In: Maria Rosa R. M. de Camargo; César Donizetti Pereira Leite; Laura Noemi Chalub. (Org.). Linguagens e imagens. Educação e políticas de subjetivação. 1ed.Petrópolis: DP et alii, 2014, v. 1, p. 63-73.

AMORIM, A. C. R. Imagem-Escola In: Temas de Pedagogia - Diálogos Entre Didática e Currículo. 1 ed.São Paulo : Cortez, 2012, v.1, p. 264-283.

AMORIM, A. C. R. Pelas linhas do encontro entre imagens e o intensivo In: Ecologias Inventivas: conversas sobre educação. 1 ed.Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2012, v.1, p. 254-262. AMORIM, A. C. R. . Cartas, fragmentos do tempo do amor. Cadernos de Educação (UFPel), v. 3, p. 49-59, 2009.

BATCHEN, Geofrey. Arder en Deseo, La concepcion de La fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.

BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011. FONTELES, Bené. Cozinheiro do tempo. Editora Corofrio: Rio de Janeiro, 2018. BUCI-GLUCKSMANN, Luci. Variações sobre a imagem: estética e política. In; LINS, D. (org.). Nietzsche/Deleuze: imagem, literatura e educação. Rio de Janeiro: Forense Universi-tária; Fortaleza/CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007. p. 70-85.

CASTRO, Eduardo Viveiro de. O nativo relativo. Revista Mana, n.8, vol.1, 2002 COUTO, Mia. As vozes da foto. In: COUTO; Mia. Pensatempos, textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminhos, 2005.

COCIA, Emanuele. Virada Vegetal. N-1, São Paulo, 2018

______. A Vida das Plantas, uma metafísica da mistura. Cultura e Barbárie, Florianópois, 2018

DELEUZE, Gilles. Conversações (trad. Peter Pal Pelbart). Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo (trad. Eloísa de Araujo Ribeiro). São Paulo: Brasiliense, 2007.

____________. Francis Bacon, Lógica da Sensação (Trad. Roberto Machado e colaboradores). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007 ___________. Lógica do Sentido (Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes). São Paulo: Perspectiva, 2003.

 ___________. O esgotado In Sobre Teatro: um manifesto de menos – o esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. FATORELLI, Antonio. Fotografia e Viagem, entre a natureza e o artifício. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

INGOLD, Tim. O mundo e outros escritos. São Paulo: Coletivo Dulcinéia, 2019

______. Estar vivo. ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo: Vozes, 2017

KOPENAWA, Davi & ALBERT, BRUCE. A queda do Céu, palavras de um xamã yanomami. Rio de janeiro, Companhia das Letras, 2015.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce . A queda do céu: palavras de um xamã yanomami . Companha das Letras: São Paulo, 2018.

KRENAK, Aiton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2019.

______. Radicalmente vivos. olugar.org, 2020.

LINS, Daniel. Estética como Acontecimento. In: DIAS, S.O; MARQUES, D.; AMORIM, A.C. Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e... Petrópolis/RJ; Brasília/DF; Campinas/SP: De Petrus; CNPq/MCT; ALB, 2012. p.17-36.

PELBART, Peter Pál. Imagens do (nosso) tempo. In: FURTADO, Beatriz. Imagem Contemporânea – cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games... Volume II. São Paulo: Hedra, 2009.

PEBART, PETER PAL. O avesso do Niilismo, cartografias do esgotamento. São Paulo: Edições N 1, 2017.

RANCIÉRE, Jacques. De uma imagem à outra? Deleuze e as eras do cinema. Trad. Luiz Felipe G. Soares. Intermídias, Vitória, ES, ano 4, n. 8, 2008.

 RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze, Aesthetics and the image. In: SAUVAGNARGUES, Anne. Artmachines – Deleuze, Guattari, Simondon. Edinburgh: EUP, 2016.

 VILELA, Eugénia. Resistência e acontecimento. As palavras sem centro. In: KOHAN, Walter Omar (org.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VILELA, E.; BÁRCENA, Fernando. Acontecimento. In: CARVALHO, A. D. (coord.). Dicionário de filosofia da educação. Porto: Porto Editora, 2006.

VILELA. Eugenia. Silêncios Tangíveis. Errância, corpo, resistência e testemunho nos espa&ccedi

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 30

Número de alunos matriculados: 19

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Alik Wunder
  • Antonio Carlos Rodrigues De Amorim

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: