Ementa:
Conceitos fundamentais da Psicologia, mais especificamente os oriundos das concepções psicanalítica e histórico-cultural, os quais orientam a compreensão do funcionamento mental e, em particular, da participação das experiências emocionais no desenvolvimento da capacidade de pensar. Utilização de tais conceitos na análise de fenômenos educacionais, em especial aqueles relacionados a dificuldades de aprendizagem, relação professor-aluno, indisciplina, evasão escolar, relação pais-escola, relação sujeito-objeto.
Bibliografia:
Módulo ‘Psicanálise’
Archangelo, A. O amor e o ódio na Vida do Professor: passado e presente na busca de elos perdidos. São Paulo: Cortez, 2004.
Hinshelwood, R.D. A dictionary of kleinian thought. London: Aronson, 1991.
Matthews, S. Some notes on hate in teaching. In: Psychoanalysis, culture and society. volume 12, number 2, july 2007. p.185-192.
Rezende, A.M. de. Ser e não ser – sob o vértice de “O”. Taubaté: Cabral, 1999.
Sandler, P.C. The language of Bion – a dictionary of concepts. London: Karnac, 2005.
6, P.; Radstone, S.; Squire, C.; Treacher, A. Public Emotions. New York: Palgrave, 2007.
Winnicott, D.W. O ódio na contratransferência. In: Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000. p. 277-287.
Módulo ‘Psicologia Histórico-Cultural’
Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes,1987.
Vigotski, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Wallon, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70: 1995
Wallon, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 24
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | A - | |||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |