Unicamp Diretoria Acadêmica

ED301 - Metodologia da Filosofia e Educação - 2S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Teorias Filosóficas do Conhecimento - exposição daquelas que mais comumente inspiram e dirigem a pesquisa acadêmica da atualidade na área educacional.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor Educação e Emancipação, Paz e Terra, São Paulo, 1995.

ADORNO, T e HORKHEIMER, M Dialética do Esclarecimento, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2000.

ALTHUSSER, L. Lenine e a Filosofia, Lisboa, Editorial  Estampa. Portugal, 1974.

ANDERSON, Perry. Considerações sobre o Marxismo Ocidental. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.

_______________ O Fim da História: De Hegel a Fukuyama,  Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.

ANPED, Cadernos, Anais da XV Reunião Anual. Caderno nº 5, Setembro de 1993, Porto Alegre, 1994.

APPLE, Michael. Educação e Poder. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1989.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1989.

________. Da Revolução. São Paulo: Ed. Ática, 1988.

ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família. Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 1978.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Ed. da UNB, 1985.

_______________  Ética a Nicômaco. Editora da UnB, Brasília, 2001.

AUZIAS. Jean Marie A Antropologia Contemporânea, Editora Cultrix, São Paulo, 1985.

AZEVEDO, Fernando A Transmissão da Cultura, Melhoramentos Editora, São Paulo, 1976.

BALIBAR, E. A Filosofia de Marx, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1995.

BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2006.

________  Modernidade Líquida. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2001.

BERGSON, H. Curso sobre a Filosofia Grega. Editora Martins Fontes, Rio de Janeiro, 2005.

BIANCHI, A. O laboratório de Gramsci: Filosofia, História e Política. Alameda Editorial, São Paulo, 2008.

BOCHENSKI, J. M Diretrizes do pensamento filosófico. E.P.U, São Paulo, 1977.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda, 1992.

BORÓN, A. (org) A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Editora Expressão Popular, São Paulo, 2007.

BOURDIEU, P. Contrafogo 2. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2001.

BURKE, P. A Escola dos Annales. São Paulo, Ed. da UNESP, 1991.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico, Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.

CARDOSO, C. F. Uma Introdução à História. Editora Brasiliense, São Paulo, 1981.

CAVENACCI, M. Diáletica do Indivíduo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.

CHAUÍ, M. Cultura do Povo: Autoritarismo das Elites, Editora Brasilisense, São Paulo, 1985.

DERRIDA, Jacques Margens da Filosofia, Campinas: Papirus Editora, 1992.

DURKHEIM, E  - Educação e Sociologia  Ed.Melhoramento, São Paulo, 1973.

ENGELS Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro: Ed. Vitória, 1981.

_______________ Dialética de la Naturaleza. Buenos Aires: Ed. Problemas, 1941.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979.

________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, 1977.

FOUGEYROLLAS, Pierre. Ciencias Sociales y Marxismo. México: Ed. Fondo de Cultura Economica, 1981.

FREUD, Sigmund,  O Mal-estar da Civilização, Editora Imago, Rio de Janeiro, 1997.

GARAUDY, Roger. Introducción al Estudio de Marx. México: Ed. Era, 1975.

GARDINER, P   Teorias  da   História   Fundação  Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1984.

 

GIROUX, Henry. Escola Crítica e Política Cultural, São Paulo, Editora Cortez, 3ª Editora, 1992.

GOLDMANN, Lucien. Ciências Humanas e Filosofia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.

________. Dial

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 40

Número de alunos matriculados: 38

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Cesar Apareciddo Nunes

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: