Unicamp Diretoria Acadêmica

LP119 - Educação Bilíngue - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo de conceitos básicos relativos às áreas de multilinguismo e educação bilíngue, com ênfase nos processos de construção de identidades culturais ali envolvidos. Políticas e planejamentos linguísticos em contextos plurilíngues e multiculturais. Programas de educação linguística para minorias brasileiras (contexto indígena, de surdez, de imigração, de refúgio e de fronteira). Projetos de fortalecimento de línguas minoritárias.

Bibliografia:

Bibliografia básica

ANUNCIAÇÃO, R. F. M. A língua que acolhe pode silenciar? Reflexões sobre o conceito de “Português como Língua de Acolhimento”. Revista X, v. 13, n. 1, p. 35-56, 2018.

CAVALCANTI, M. C. Estudos sobre educação bilingüe e escolarização em contextos de minorias lingüisticas no Brasil. DELTA, v. 15(spe), p. 385-417, 1999.

EDWARDS, J. Bilingualism and Multilingualism: Some Central Concepts. In: BHATIA, T. K.; RITCHIE, W. C. (Orgs.). The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. West Sussex, UK: Blackwell Publishing, 2013. p. 15-25.

EDWARDS, J. Language Minorities. In: DAVIS, A.; ELDER, C. (Orgs.). The Handbook of Applied Linguistics. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2004.

GARCIA, O. Introducing Bilingual Education. In: ______. Bilingual Education in the 21st Century: a global perspective. Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell, 2009. p. 3-18.

GARCIA, O. Bilingualism and Translanguaging. In: ______. Bilingual Education in the 21st Century: a global perspective. Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell, 2009. p. 42-72.

GARCIA, O; WEI, L. Language, Languaging and Bilingualism. In: ______. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. Camden: Palgrave-Macmillan, 2014. p. 5-18.

GORETE NETO, M. Bilingual Education, Indigenous Language and Culture: The Case of Apyãwa Tapirapé. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2, p. 335-351, 2014.

LIMA, M. D.; SILVA, L. C. da. Bilinguismo na educação dos e para os surdos: uma discussão reflexiva sobre a política educacional e linguística. The ESPecialist, v. 40, n. 3, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a4. Acesso em: 11 abr. 2024.

MAHER, T. M. A Educação do Entorno para a Interculturalidade e o Plurilinguismo. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística Aplicada: faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 255-270.

 

Bibliografica adicional

GARCIA, O. Bilingual Education. In: COULMAS, F. (Org.). The Handbook of Sociolinguistics. Blackwell Reference Online: Blackwell Publishing, 1998.

MAHER, T. M. Ecos de Resistência: políticas linguísticas e as línguas minoritárias brasileiras. In: NICOLAIDES et al. (Orgs.). Políticas e Políticas Linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p. 117-134.

RAJAGOPALAN, K. Linguistics and the Myth of Nativity: Comments on the Controversy Over “new/non-native” Englishes. Journal of Pragmatics, n. 27, p. 225-231, 1997.

ROMAINE, S. The Bilingual and Multilingual Community. In: BATHIA, Tej; RITCHIE, William. The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Malden; Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.

SCHIFFMAN, H. Diglossia as a Sociolinguistic Situation. In: COULMAS, F. (Org.). The Handbook of Sociolinguistics. Blackwell Reference Online: Blackwell Publishing, 1998. p. 205-216.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 CL12

Docentes:

  • Dayane Celestino De Almeida

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL12
15:00 A - CL12
16:00 A - CL12
17:00 A - CL12
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: