Unicamp Diretoria Acadêmica

JC018 - Jornalismo Cultural - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Compreendendo o Jornalismo Cultural como prática de absorção e mediação de significados complexos e subliminares da cultura, diferenciada do conceito de jornalismo factual, o curso evidencia como tal viés foi sendo conotado, até se fazer potente na definição de um universo transmidiático. Trata-se, aqui, de investigar convergências singulares entre a produção textual e a icônica. A imagem se faz contemporânea quando transposta de uma “cultura da imagem” – do espetacular integrado – para uma “cultura visual” cujas cognições a tornam complexa, passíveis de serem observadas em sua profundidade e interioridade. O conceito acolhe o tom ensaístico do fotojornalismo literário, do cinema documentário, do vídeo performático, reunidos em plataformas que também integram a reportagem literária, a crítica e a crônica, a história oral, a produção de perfis, jogos, infográficos, sons, sonoras e entrevistas.

Bibliografia:

AGAMBEN, Giorgio. O contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, Argos, 2009.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. 

CORREA ARAÚJO, Denize; CONTRERA, Malena Segura (Orgs). Teorias da imagem e do imaginário. Compós, 2014.

COELHO, Marcelo. Crítica cultural: teoria e prática. São Paulo: Publifolha, 2006. 

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto Editora, 1988.

DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nosDIDI olha. Rio de Janeiro, Editora 34, 1998.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema (Ditos e Escritos). 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. 

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. São Paulo, Lamparina, 2014.

HAN, Byung-Chul. A salvação do belo. Petrópolis: Vozes, 2019. 

HAN, Byung-Chul. A crise da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2023. 

LINDOSO, Felipe (Org.). Rumos do jornalismo cultural. São Paulo: Summus Editorial/ Itaú Cultural, 2007. 

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. 

MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da crítica. 2. ed. São Paulo: Senac, 2007.  

HOBSBAWN, Eric. Tempos fraturados, cultura e sociedade no século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 2013

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo, Editora Barcarolla, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia. das Letras, 2011. 

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do  mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia. das Letras, 2015. 

SANTAELLA, Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. 

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 4 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 12

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Celso Luiz Figueiredo Bodstein

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: