Ementa:
Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.
Bibliografia:
BACCEGA, Maria Aparecida. Do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Educação, São Paulo: Moderna, n. 1, p. 7-8, set./dez., 1994.
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel (Org.). Crítica
metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1981.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico.
São Paulo: Editora da Unesp, 2003.
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru: Edusc, 1999.
CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Revista Educação & Sociedade, 27,
2006, p/ 117-130.
CALDAS, Graça. O valor do conhecimento e da divulgação científica para a construção da
cidadania. Revista Comunicação & Sociedade 33 (56), 2014, 7-28.
CHARAUDEUAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto,
2008.
CORACINI, Maria José. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da Ciência. Campinas: Pontes,
1991.
CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos (Orgs.). Discurso e (pós-) verdade.
São Paulo: Parábola, 2021
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 1996.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.
KNELLER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. São Paulo:
Brasiliense, 1983.
ORMANEZE, Fabiano. Sobre sardinhas e brasas: que diferença faz a Análise de Discurso para
(futuros) jornalistas e publicitários?. In PORTOR JR.; Francisco Gilson Rebouças (Org.). Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. 2: Construir caminhos. Palmas: Editora UFT, 2021, v. 2, p. 187-212.
POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTAELLA, Lucia. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1996.
SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense,
1995.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 29
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |