Unicamp Diretoria Acadêmica

JC005 - Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.

Bibliografia:

BACCEGA, Maria Aparecida. Do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Educação, São Paulo: Moderna, n. 1, p. 7-8, set./dez., 1994.

BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel (Org.). Crítica
metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1981.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico.
São Paulo: Editora da Unesp, 2003.
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru: Edusc, 1999.

CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Revista Educação & Sociedade, 27,
2006, p/ 117-130.

CALDAS, Graça. O valor do conhecimento e da divulgação científica para a construção da
cidadania. Revista Comunicação & Sociedade 33 (56), 2014, 7-28.

CHARAUDEUAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto,
2008.

CORACINI, Maria José. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da Ciência. Campinas: Pontes,
1991.

CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos (Orgs.). Discurso e (pós-) verdade.
São Paulo: Parábola, 2021

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 1996.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.


KNELLER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. São Paulo:
Brasiliense, 1983.

ORMANEZE, Fabiano. Sobre sardinhas e brasas: que diferença faz a Análise de Discurso para
(futuros) jornalistas e publicitários?. In PORTOR JR.; Francisco Gilson Rebouças (Org.). Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. 2: Construir caminhos. Palmas: Editora UFT, 2021, v. 2, p. 187-212.

POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SANTAELLA, Lucia. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1996.

SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense,
1995.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 29

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Marcos Aurelio Barbai

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: