Ementa:
A disciplina vai abordar as manifestações do trabalho do ator, capazes de influenciar na forma, no conteúdo e na recepção da obra cinematográfica. Pretende-se abordar o nascimento desse objeto que qualificamos aqui de “ator de cinema”, ao mesmo tempo, subsidiário de uma realidade corporal preexistente (o ator de teatro) e inovador do ponto de vista das relações que se estabelecem durante o processo de criação coletivo do filme. Seguindo uma linha histórica, visa-se a buscar no cinema silencioso as definições dessa nova tipologia de atuação, passando pelas regras estabelecidas no cinema clássico, até chegar à subversão dessas regras dentro do cinema dito “moderno”. Nesse contexto, serão estudados também a importação desses conceitos de atuação para o cinema brasileiro.
Serão enfocados cinco grandes eixos de análise : as relações entre ator e personagem; ator e realizador; ator e mídia; ator e mise en scène; e ator e técnica. O objetivo é elevar o trabalho “atoral” a estatuto de pilar do conceito de mise en scène, ao mesmo nível que as escolhas de escrita de roteiro, a iluminação e o enquadramento, o pensamento da montagem e a relação entre som e imagem.
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Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
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Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Primeira parte do semestre
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