Ementa:
Análise das relações entre Neurociências e Educação. Avaliação crítica de pesquisas neuropsicológicas sobre o desenvolvimento infantil no âmbito da Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil. Estudo das principais estruturas neurais e das relações entre cognição, emoção e aprendizagem. Possíveis contribuições da Educação Física para o desenvolvimento de processos neuropsicológicos da criança no período da Educação Infantil.
Bibliografia:
BARRIOS – TAO, H. Neurociencias, educación y entorno sociocultural. Educación y Educadores. sep-dic, 2016, Vol. 19 Issue 3, p395-415. 21p.
COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DE MARCO, A. Consciência do Corpo: Uma Abordagem Neuropsicológica. In: Wagner Wey Moreira. (Org.). Século XXI - A Era do Corpo Ativo. Campinas: Papirus, 2006.
DE MARCO, A. Educação física e desenvolvimento humano. In: DE MARCO, A. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011.
DE MARCO, A.; DE MARCO, M. C. A educação física na educação infantil - relações interpessoais e emoções. In Educação Básica: Concepções e Práticas. Jason Ferreira Mafra; José Carlos de Freitas Batista; Ana Maria Haddad Baptista. (Orgs.). São Paulo: BT Acadêmica, 2015.
DE MARCO, A. Circo, desenvolvimento e educação infantil. In: Circo: horizontes educativos. Marco Antonio Coelho Bortoleto; Teresa Ontañon Barragán; Erminia Silva. (Orgs.). Campinas - SP: Autores Associados, 2016.
DE MARCO, A; De Marco, M. C. Crescimento e desenvolvimento: um olhar a partir da educação infantil. In: No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil. Ida Carneiro Martins; Roberta Gaio. (Orgs.) Curitiba: CRV, 2017.
FUENTES, D. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. 2. ed. Neurociência Cognitiva. Porto Alegre: Artemed, 2006.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
LÚRIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.
LÚRIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2002.
MARCHESIN, V. C. Neurociência aplicada a Educação. São Paulo: FGV, 2016.
MORA, Francisco. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. Madri: Alianza Editorial, 2017.
MOURA-RIBEIRO, M. V. L.; GONÇALVES, V. M. G. Neurologia do desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro: Revinter, 2006.
Ortiz Ocaña, Alexander. Neuroeducación: Como aprende el Cerebro humano y como deberia. Bogotá: Ediciones de la U, 2015.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
RIBEIRO, Pedro; VELASQUES, Bruna Brandão. Neurociências e aprendizagem: Processos básicos e transtornos. Rio de Janeiro: Rúbio, 2014.
SOARES, D.B. PRODÓCIMO, E. DE MARCO, A. O Diálogo na Educação Infantil: O Movimento, a Interdisciplinaridade e a Educação Física. Revista Movimento, v. 22, n. 4, p.1195-1208, 2016.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |