Unicamp Diretoria Acadêmica

FF204 - Neurociências na Educação Infantil - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Análise das relações entre Neurociências e Educação. Avaliação crítica de pesquisas neuropsicológicas sobre o desenvolvimento infantil no âmbito da Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil. Estudo das principais estruturas neurais e das relações entre cognição, emoção e aprendizagem. Possíveis contribuições da Educação Física para o desenvolvimento de processos neuropsicológicos da criança no período da Educação Infantil.

Bibliografia:

BARRIOS – TAO, H. Neurociencias, educación y entorno sociocultural. Educación y Educadores. sep-dic, 2016, Vol. 19 Issue 3, p395-415. 21p.

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação:  como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DE MARCO, A. Consciência do Corpo: Uma Abordagem Neuropsicológica. In: Wagner Wey Moreira. (Org.). Século XXI - A Era do Corpo Ativo. Campinas: Papirus, 2006.

DE MARCO, A. Educação física e desenvolvimento humano. In: DE MARCO, A. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011.

DE MARCO, A.; DE MARCO, M. C. A educação física na educação infantil - relações interpessoais e emoções. In Educação Básica: Concepções e Práticas. Jason Ferreira Mafra; José Carlos de Freitas Batista; Ana Maria Haddad Baptista. (Orgs.). São Paulo: BT Acadêmica, 2015.

DE MARCO, A. Circo, desenvolvimento e educação infantil. In: Circo: horizontes educativos. Marco Antonio Coelho Bortoleto; Teresa Ontañon Barragán; Erminia Silva. (Orgs.). Campinas - SP: Autores Associados, 2016.

DE MARCO, A; De Marco, M. C. Crescimento e desenvolvimento: um olhar a partir da educação infantil. In: No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil. Ida Carneiro Martins; Roberta Gaio. (Orgs.) Curitiba: CRV, 2017.

FUENTES, D. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. 2. ed. Neurociência Cognitiva. Porto Alegre: Artemed, 2006.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

LÚRIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.

LÚRIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2002.

MARCHESIN, V. C. Neurociência aplicada a Educação. São Paulo: FGV, 2016.

MORA, Francisco. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. Madri: Alianza Editorial, 2017.

MOURA-RIBEIRO, M. V. L.; GONÇALVES, V. M. G. Neurologia do desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro: Revinter, 2006.

Ortiz Ocaña, Alexander. Neuroeducación: Como aprende el Cerebro humano y como deberia. Bogotá: Ediciones de la U, 2015.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

RIBEIRO, PedroVELASQUES, Bruna Brandão. Neurociências e aprendizagem: Processos básicos e transtornos. Rio de Janeiro: Rúbio, 2014.

SOARES, D.B. PRODÓCIMO, E. DE MARCO, A. O Diálogo na Educação Infantil: O Movimento, a Interdisciplinaridade e a Educação Física. Revista Movimento, v. 22, n. 4, p.1195-1208, 2016.

 

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 10

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Ademir De Marco

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: