Ementa:
O conceito do Desenho Universal. Arquitetura para todos. Metodologias para projetos específicos com ênfase na acessibilidade espacial. Orientabilidade no percurso e o processo de tomada de decisões para o deslocamento seguro em um ambiente ou em uma rota pré-definida. Desenvolvimento de instrumentos de leitura de projeto arquitetônico para indivíduos com diferentes habilidades hápticas. Significado do espaço arquitetônico e sua utilização a partir de outros referenciais perceptivos.
Bibliografia: FREITAS, M. I. C de; VENTORINI, S. E. Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. PRADO, A. R. A; LOPES, M. E. ; ORNSTEIN, S. W. (org).Desenho Universal: caminhos da acessibilidade no Brasil. São Paulo, Editora Annablume, 2010.PREISER, W.F.E.; VISCHER, J. C., Assessing Building Performance, Elsevier, Oxford, 2005. PREISER, W. F. E.; OSTROFF, E (ed). Universal Design Handbook. New York: Mc-Graw-Hill, 2001.STORY, Molly F. et al. The Universal Design File: designing for people of all ages and abilities. The Center of Universal Design, 1998. VOORDT VAN DER, T.J.M.;WEGEN VAN, H.B.R., Architecture in use: an introduction to the programming, design and evaluation of buildings,Elsevier, Oxford, UK, 2005.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 7
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
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