Ementa:
Análise dos processos de Desenvolvimento e Aprendizagem de acordo com as principais correntes teóricas da Psicologia. Análise das relações entre Aprendizagem e Desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas.
Bibliografia:
BAUM, W. Compreender o Behaviorismo. P. Alegre: Artes Médicas, 1999.
FIGUEIREDO, L .C. Psicologia - uma introdução. S. Paulo: EDUC, 1991.
GABBI Jr., O. F. O que é Psicologia. Ciência e Cultura. 38(3), março/1986, 489-495.
KAHALE, E. M. P. (Org) A diversidade da Psicologia- Uma construção teórica. S. Paulo: Cortez. Ed., 2002.
KANTOR, J. R. O behaviorismo na história da Psicologia (Trad). Psychological Record, 1968, (18), 1-9.
LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M. K. e DANTAS, H. Piaget, Vygostsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. S.Paulo: Summus, 1992.
LEITE, L. B. e MEDEIROS, A. A. (Orgs) Piaget e a escola de Genebra. S. Paulo: Cortez, 1992.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-históririco. S. Paulo: Ed. Scipione, 1993.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. S.Paulo: Forense, 1967.
PULASKI, M. A. S. et.al. Compreendendo Piaget. S. Paulo: Ed. Zahar, 1980.
RAPPAPORT , C. R. et.al. Teorias do Desenvolvimento. V. 1. S. Paulo: EPU, 1981.
SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Ed. UnB, 1967.
STAATS, A. Behaviorismo Social: uma ciência do homem com liberdade e dignidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 32 (4) : 97-116, 1980.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1988.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 25
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - ED13 | |||||
15:00 | A - ED13 | |||||
16:00 | A - ED13 | |||||
17:00 | A - ED13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |