Unicamp Diretoria Acadêmica

ED617 - Saberes Docentes e Formação do Professor - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Paradigmas de formação X teorias e epistemologias do saber profissional. Relações entre: conhecimentos, saberes, competências e habilidades. Natureza, componentes e estrutura dos saberes docentes. Fontes, geração, organização e desenvolvimento do saber profissional do professor. Relação entre conhecimento e prática profissional: saberes das ciências educativas e disciplinares X saberes experienciais e da prática profissional. Saberes essenciais à formação e ao trabalho docente. Saber didático-pedagógico do conteúdo de ensino: o caso do professor de matemática. Saberes docentes enquanto objetivo de pesquisa.

Bibliografia:

Conhecimento X prática/aprendizagem docente

CARIA, T. H. A cultura profissional do professor de ensino básico em Portugal: uma linha de investigação em desenvolvimento. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 3, mai-ago, 2007, p. 125-137. Disponível em: hhtp://sisifo.fpce.ul.pt.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2005 (p. 101-122).

COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. In: Review of Research in Education. USA, 24, 1999, p. 249–305. Tradução GEPFPM

GOOS, Merrilyn. Learning Mathematics in a Classroom Community of Inquiry.  JKRE, 35(4), p.238-291, 2004. Tradução: GEPFPM.

LYTLE S.L. & COCHRAM-SMITH, M. Aprender de la investigación de los docentes: una tipologia de trabajo. In: ANGULO, R et al (1999). Desarrollo profesional del docente: Política, investigación y práctica. Madrid: Ediciones Akal, 1999. (p.320-338).

POTARI, Despina & JAWORSKI, Barbara. Tackling complexity in mathematics teaching development: Using the teaching triad as a tool for reflection and analysis. Journal of Mathematics Teacher Education, 5, p. 351-380, 2002.

SIMÃO, A.M.V. et al. Formação de professores em contextos colaborativos. Um projeto de investigação em curso. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 8, jan-abr, 2009, p. 61-73. Disponível em: hhtp://sisifo.fpce.ul.pt.

 

Comunidades de Prática

CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean (Comps.) Estudiar las prácticas : perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu editores, 2001. Orignal em Inglês:1996). Tradução: Ofelia Castillo.

FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 233-255.

JAWORSKI, B. (2005). Learning communities in mathematics: Creating an inquiry community between teachers and didacticians. In R. Barwell & A. Noyes (Eds.), Research in Mathematics Education: Papers of the British Society for Research into Learning Mathematics, Vol. 7 (pp 101-119). London: BSRLM

JAWORSKI, B. (2004a).  Grappling with complexityco-learning in inquiry communities in mathematics teaching development  (Invited plenary address.)  In Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 1 pp. 17-36).  Bergen, Norway:  Bergen University College.

PAMPLONA, Admur; CARVALHO, Dione L. Comunidades de prática e conflitos de identidade na formação do professor de matemática que ensina estatística. In: FIORENTINI, D; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 211-231.

 

Letramento

BARTON, David y HAMILTON, Mary. La literacidad entendida como práctica social. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes & AMES, Patricia (eds.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2004, p.109-139.

BARTON, David y HAMILTON, Mary. Literacy, reification and the dynamics of social interaction. In: BARTON, David & TUSTING, Karin (edit.). Beyond communities of practice: language, power and social context. Cambridge University Press, 2005, p.14-35..

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V.M. (Org). Letramento no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003.

STREET, Brian. Los nuevos estudios de literacidad. In: In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes & AMES, Patricia (eds.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2004, p.81-107.

 

Importância da escrita e da pesquisa para formação docente – letramento docente

FREITAS, M.T.M.; FIORENTINI, D. Investigar e escrever

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 17

Número de alunos matriculados: 11

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 ED12

Docentes:

  • Dario Fiorentini
  • Elisabeth Barolli

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - ED12
15:00 A - ED12
16:00 A - ED12
17:00 A - ED12
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: