Unicamp Diretoria Acadêmica

ED432 - Metodologia da Pesquisa Educacional na Área de Ciências - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Conceito de pesquisa e suas implicações sociais. Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa científica em educação e suas articulações internas. Principais abordagens metodológicas da pesquisa no campo da Educação em Ciências. Métodos e técnicas de trabalho na pesquisa em educação. Problemas do ensino na área de Ciências da Natureza e suas formas de tratamento nas pesquisas acadêmicas. Contribuições da metodologia de pesquisa para os processos de ensino-aprendizagem escolar.

Bibliografia:

1.ALMEIDA, Maria José P. M. Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

2.ALVES-MAZZOTTI, Alda J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 15-23, fev. 1996.

3.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. 130 p. (Série prática pedagógica).

4.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, Líber Livro, 2005. 70 p. (Série pesquisa em educação, v.13).

5.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. 143 p. (Série prática pedagógica).

6.BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, Líber Livro, 2002. 157 p. (Série pesquisa em educação, v.3).

7.BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Trad. Augusto Pinheiro e Luis Antero Reto. Lisboa: Edições 70, 2008. 223 p.

8.BEILLEROT, Jacky. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Série prática pedagógica). P. 71-90.

9.BEST, J.W. Como investigar em education. 2 ed. Madrid: Ediciones Morata, 1967. 397p.

10.BOGDAN, Robert C., BIHLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000. 336 p.

11.BORG, Walter R., GALL, Meredith D. Educational research: an introduction. 5 ed. New York: Longman, 1989. 939 p.

12.BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 211 p.

13.BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. 252 p.

14.BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2 ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006. 295 p.

15.BRANDÃO, Helena. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, EdUnicamp, 2004. 122p.

16.CAMPBELL, D.T. e STANLEY, J.C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979. 138 p.

17.CARR, Wilfred, KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza – la investigación-acción em la formación del professorado. Trad. J. A. Bravo. Barcelona – Espanha: Martinez Roca, 1988. 245 p.

18.CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 164 p. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.16).

19.CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. 175 p.

20.COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada à pesquisa em Educação. Brasília: Liber Livro (Plano), 2004. 80 p. (Série pesquisa em educação, v.7).

21.DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro, 2004. (Série pesquisa em educação, v.8).

22.DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa. Campinas, SP: Papirus. 2001. 135p.

23.DENZIN, Norman K., LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.

24.DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Trad. Michel Thiollent. Brasília: Líber Livro, 2007. (Série pesquisa em educação, v.16).

25.ECCO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1991.

26.ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. Trad. Pablo Manzano. Madri-Espanha: Morata, 1990. 330 p.

27.EZPELETA, Justa, ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participant

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 9

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00 ED13

Docentes:

  • Jorge Megid Neto
  • Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - ED13
15:00 A - ED13
16:00 A - ED13
17:00 A - ED13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: