Ementa:
Conceito de pesquisa e suas implicações sociais. Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa científica em educação e suas articulações internas. Principais abordagens metodológicas da pesquisa no campo da Educação em Ciências. Métodos e técnicas de trabalho na pesquisa em educação. Problemas do ensino na área de Ciências da Natureza e suas formas de tratamento nas pesquisas acadêmicas. Contribuições da metodologia de pesquisa para os processos de ensino-aprendizagem escolar.
Bibliografia:
1.ALMEIDA, Maria José P. M. Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
2.ALVES-MAZZOTTI, Alda J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 15-23, fev. 1996.
3.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. 130 p. (Série prática pedagógica).
4.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, Líber Livro, 2005. 70 p. (Série pesquisa em educação, v.13).
5.ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. 143 p. (Série prática pedagógica).
6.BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, Líber Livro, 2002. 157 p. (Série pesquisa em educação, v.3).
7.BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Trad. Augusto Pinheiro e Luis Antero Reto. Lisboa: Edições 70, 2008. 223 p.
8.BEILLEROT, Jacky. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli Eliza D.A. de (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Série prática pedagógica). P. 71-90.
9.BEST, J.W. Como investigar em education. 2 ed. Madrid: Ediciones Morata, 1967. 397p.
10.BOGDAN, Robert C., BIHLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000. 336 p.
11.BORG, Walter R., GALL, Meredith D. Educational research: an introduction. 5 ed. New York: Longman, 1989. 939 p.
12.BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 211 p.
13.BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. 252 p.
14.BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2 ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006. 295 p.
15.BRANDÃO, Helena. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, EdUnicamp, 2004. 122p.
16.CAMPBELL, D.T. e STANLEY, J.C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979. 138 p.
17.CARR, Wilfred, KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza – la investigación-acción em la formación del professorado. Trad. J. A. Bravo. Barcelona – Espanha: Martinez Roca, 1988. 245 p.
18.CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 164 p. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.16).
19.CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. 175 p.
20.COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada à pesquisa em Educação. Brasília: Liber Livro (Plano), 2004. 80 p. (Série pesquisa em educação, v.7).
21.DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro, 2004. (Série pesquisa em educação, v.8).
22.DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa. Campinas, SP: Papirus. 2001. 135p.
23.DENZIN, Norman K., LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.
24.DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Trad. Michel Thiollent. Brasília: Líber Livro, 2007. (Série pesquisa em educação, v.16).
25.ECCO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1991.
26.ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. Trad. Pablo Manzano. Madri-Espanha: Morata, 1990. 330 p.
27.EZPELETA, Justa, ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participant
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - ED13 | |||||
15:00 | A - ED13 | |||||
16:00 | A - ED13 | |||||
17:00 | A - ED13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |