Unicamp Diretoria Acadêmica

ED414 - Educação Superior e o Estudante Universitário - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo das teorias sobre a origem e natureza das mudanças do estudante universitário, sob o ponto de vista da Psicologia. Análise da experiência universitária na formação do estudante. Discussão das implicações nas políticas educacionais.

Bibliografia:

ALMEIDA, L. S., SOARES, A. P. C., FERREIRA, J. A. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção/validação do questionário de vivências acadêmicas. Relatórios de Investigação, Centro de Estudos em Educação e Psicologia - Universidade do Minho, Braga, 1999.

ASTIN, A. W. What matters in College? – Four Critical Years Revisited. San Francisco, Jossey-Bass, 1993,.

BOWEN, H. R. Investment in Learning: The Individual and Social Value of American Higher Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1977.

MERCURI, E. e POLYDORO, S. A. J. (orgs.) Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.

NICO, J.B. O Conforto Acadêmico do(a) Caloiro(a). In: Transição para o Ensino Superior. Braga, Universidade do Minho, 2000, p. 161-166.

PASCARELLA, E. T. e TERENZINI, P. T. How college affects students. San Francisco: Jossey-Bass, cap. 2, 1991.

PASCARELLA, E. T. E TERENZINI, P. T. How College Affects Students: a third decade of research. 2ª ed., San Francisco: Jossey-Bass, vol. 2, 2005.

PORTER, S. R. E SWING, R. L. Understanding how first-year seminars affect persistence. Research in Higher Education, v 47, n1, p.89-109, 2006.

RYAN, M. P. E GLENN, P. A. What do first-year students need most: learning strategies instruction or academic socialization? Journal of College Reading and Learning, v. 34, n. 2, p. 4-28, 2004.

TINTO, V. Stages of Student Departure-Reflections on the Longitudinal Character of Student Leaving. Journal of Higher Education, Ohio, vol. 59, n. 4, july/august, 1988.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 18

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 ED15

Docentes:

  • Camila Alves Fior
  • Soely Aparecida Jorge Polydoro

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - ED15
15:00 A - ED15
16:00 A - ED15
17:00 A - ED15
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: