Ementa:
Estudo das teorias sobre a origem e natureza das mudanças do estudante universitário, sob o ponto de vista da Psicologia. Análise da experiência universitária na formação do estudante. Discussão das implicações nas políticas educacionais.
Bibliografia:
ALMEIDA, L. S., SOARES, A. P. C., FERREIRA, J. A. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção/validação do questionário de vivências acadêmicas. Relatórios de Investigação, Centro de Estudos em Educação e Psicologia - Universidade do Minho, Braga, 1999.
ASTIN, A. W. What matters in College? – Four Critical Years Revisited. San Francisco, Jossey-Bass, 1993,.
BOWEN, H. R. Investment in Learning: The Individual and Social Value of American Higher Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1977.
MERCURI, E. e POLYDORO, S. A. J. (orgs.) Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.
NICO, J.B. O Conforto Acadêmico do(a) Caloiro(a). In: Transição para o Ensino Superior. Braga, Universidade do Minho, 2000, p. 161-166.
PASCARELLA, E. T. e TERENZINI, P. T. How college affects students. San Francisco: Jossey-Bass, cap. 2, 1991.
PASCARELLA, E. T. E TERENZINI, P. T. How College Affects Students: a third decade of research. 2ª ed., San Francisco: Jossey-Bass, vol. 2, 2005.
PORTER, S. R. E SWING, R. L. Understanding how first-year seminars affect persistence. Research in Higher Education, v 47, n1, p.89-109, 2006.
RYAN, M. P. E GLENN, P. A. What do first-year students need most: learning strategies instruction or academic socialization? Journal of College Reading and Learning, v. 34, n. 2, p. 4-28, 2004.
TINTO, V. Stages of Student Departure-Reflections on the Longitudinal Character of Student Leaving. Journal of Higher Education, Ohio, vol. 59, n. 4, july/august, 1988.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 18
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - ED15 | |||||
15:00 | A - ED15 | |||||
16:00 | A - ED15 | |||||
17:00 | A - ED15 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |