Ementa:
O trabalho com as fontes do ponto de vista teórico-metodológicos. As fontes impressas e manuscritas, enquanto fontes e objetos de pesquisa. A formação de acervos e a história das culturas escolares. Memória, patrimônio escolar e as possibilidades de leitura da história.
Bibliografia:
ALVAREZ, PABLO D. El museo de educación como recurso didáctico mediante las tecnologias de la información y la comunicación (TIC). Revista de ciEncias de la Educación. Órgano del Instituto calasans de Ciencias de la educación, n. 231-232, juli-diciembre, 2012, 361-374.
BASTOS, M. H. Pedagogium: templo da modernidade educacional republicana brasileira (1890-1919). In: Pro Pátria Laboremus: Joaquim José de Menezes Vieira.(1848-1897).
BERNAL MARTINEZ, José Mariano. La naturaleza en el aula: los seres vivos como objetos de la escuela. In. Etnohistoria de la escuela. XII Colóquio Nacional de Historia de la Educacion. Burgos: Universidad de Burgos e Sociedade Española de Historia de la Educacion., 2003, pp.55-66.
BERRIO, J.R. (Ed.) La cultura escolar de Europa. Madrid, Biblioteca Nueva, 2000.
BREFE, A. C. F. Os primórdios do museu: da elaboração conceitual à instituição pública. Projeto História, São Paulo: EDUC, (17), nov. 1981, p. 281-315.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa, Educa, 1997.
FERNANDES, ROGÉRIO. Da palmatória à internet: uma revisitação da profissão docente. Revista brasileira de História da Educação, jan./jun. 2006, nº 11. Campinas: Autores Associados, p. 11-39.
FERNANDES, ROGÉRIO, FELGUEIRAS, M. L. A Escola Primária: Entre a Imagem e a Memória. Porto: Gráficos Reunidos LDA, 2000.
FARGE, ARLETTE. La atracción del archivo.Valéncia: Edicions Alfons El Magnáim, 1991.
_____________ . Lugares para a história. Lisboa: Teorema, 1999.
FRANÇOIS, É. Os “tesouros” de Stasi ou a miragem dos arquivos. In: Boutier, J., Julia, D. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/FGV, 1998.
GAULIN, J-L. A ascese do texto ou o retorno às fontes. In: Boutier, J., Julia, D. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/FGV, 1998.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais.São Paulo: Cia das Letras, 1989.
HOBSBAWN, Eric, RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. 2a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
MAGALHÃES, Justino. Contributos para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: Fernandes, R. E Magalhães, J.Para a história do ensino liceal em Portugal. Braga: Universidade do Minho, 1999.
MAGALHAES, Justino. Roteiro de fontes para a história da educação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.
MENEZES, M. C., TEIXEIRA, O., SILVA, E. O arquivo escolar: lugar da memória, lugar da história. Revista Horizontes, v. 23, n.1, jan/jun. 2005, EDUSF.
MENEZES, M. C. (org) Inventário de fontes documentais. Escola Estadual Carlos Gomes (1903-1976). FAEPEX/UNICAM-FAPESP. Campinas, 2008. Gráfica Central/UNICAMP. (no prelo).
____________. Memórias, identidades, representações: a voz dos professores, Horizontes: Revista de Ciências Humanas (Bragança Paulista). Vol. 19, pp.57-64, 2001.
MENEZES, MARIA CRISTINA. (org.) Educação, Memória e História: possibilidades, leituras. Campinas, Mercado-de-Letras. FAPESP Ref. Proc.: 03/03619-0 e FAEP/UNICAMP Of. PRP/FAEP 005/2003.2004,600p. ISBN-85-7591-026-4.
MENEZES, M. C. (org.) Dossiê: Cultura Escolar e Cultura material escolar: entre arquivos e museus. Pro-posições Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação da Unicamp, v.16. n
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 10
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | B - | |||||
19:00 | B - | |||||
20:00 | B - | |||||
21:00 | B - | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |