Unicamp Diretoria Acadêmica

ED323 - Arquivos e Museus: Os Acervos Escol. e as Possib. de Leit. da Hist. da Educação - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

O trabalho com as fontes do ponto de vista teórico-metodológicos. As fontes impressas e manuscritas, enquanto fontes e objetos de pesquisa. A formação de acervos e a história das culturas escolares. Memória, patrimônio escolar e as possibilidades de leitura da história.

Bibliografia:

ALVAREZ, PABLO D. El museo de educación como recurso didáctico mediante las tecnologias de la información y la comunicación (TIC). Revista de ciEncias de la Educación. Órgano del Instituto calasans de Ciencias de la educación, n. 231-232, juli-diciembre, 2012, 361-374.

BASTOS,  M. H.  Pedagogium: templo da modernidade educacional republicana brasileira (1890-1919). In: Pro Pátria Laboremus: Joaquim José de Menezes Vieira.(1848-1897).

BERNAL MARTINEZ, José Mariano. La naturaleza en el aula: los seres vivos como objetos de la escuela. In. Etnohistoria de la escuela. XII Colóquio Nacional de Historia de la Educacion. Burgos: Universidad de Burgos e Sociedade Española de Historia de la Educacion., 2003, pp.55-66.

BERRIO,  J.R. (Ed.)  La cultura escolar de Europa. Madrid, Biblioteca Nueva, 2000.

BREFE,  A. C. F.  Os primórdios do museu: da elaboração conceitual à instituição pública.  Projeto História, São Paulo: EDUC,  (17), nov. 1981, p. 281-315.

CHARTIER,  Roger.  Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHOAY,  Françoise. A alegoria do Patrimônio. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. GOODSON,  I. F.  A construção social do currículo. Lisboa, Educa, 1997.

FERNANDES, ROGÉRIO. Da palmatória à internet: uma revisitação da profissão docente. Revista brasileira de História da Educação, jan./jun. 2006, nº 11. Campinas: Autores Associados, p. 11-39.

FERNANDES, ROGÉRIO, FELGUEIRAS, M. L. A Escola Primária: Entre a Imagem e a Memória. Porto: Gráficos Reunidos LDA, 2000.

FARGE,  ARLETTE.  La atracción del archivo.Valéncia: Edicions Alfons El Magnáim, 1991.

_____________ .  Lugares para a história. Lisboa: Teorema, 1999.

FRANÇOIS, É. Os “tesouros” de Stasi ou a miragem dos arquivos. In: Boutier, J., Julia, D. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/FGV, 1998.

GAULIN, J-L. A ascese do texto ou o retorno às fontes. In: Boutier, J., Julia, D. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/FGV, 1998.

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas e sinais.São Paulo: Cia das Letras, 1989.

HOBSBAWN, Eric, RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. 2a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: EDUSF, 2001.

MAGALHÃES,  Justino. Contributos para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo.  In: Fernandes, R. E Magalhães, J.Para a história do ensino liceal em Portugal. Braga:  Universidade do Minho, 1999.

MAGALHAES, Justino. Roteiro de fontes para a história da educação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.

MENEZES, M. C., TEIXEIRA, O., SILVA, E. O arquivo escolar: lugar da memória, lugar da história. Revista Horizontes, v. 23, n.1, jan/jun. 2005, EDUSF.

MENEZES, M. C. (org) Inventário de fontes documentais. Escola Estadual Carlos Gomes (1903-1976). FAEPEX/UNICAM-FAPESP. Campinas, 2008. Gráfica Central/UNICAMP. (no prelo).

____________.  Memórias, identidades, representações: a voz dos professores, Horizontes: Revista de Ciências Humanas (Bragança Paulista). Vol. 19, pp.57-64, 2001.

MENEZES,  MARIA CRISTINA. (org.)  Educação, Memória e História: possibilidades,   leituras. Campinas, Mercado-de-Letras. FAPESP Ref. Proc.: 03/03619-0 e FAEP/UNICAMP Of. PRP/FAEP 005/2003.2004,600p. ISBN-85-7591-026-4.

MENEZES,  M. C. (org.) Dossiê: Cultura Escolar e Cultura material escolar: entre arquivos e museus. Pro-posições Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação da Unicamp, v.16. n

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: B Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 10

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 18:00 - 22:00

Docentes:

  • Maria Cristina Menezes

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00 B -
19:00 B -
20:00 B -
21:00 B -
22:00
23:00

Compartilhar: