Unicamp Diretoria Acadêmica

ED306 - Filosofia dos Valores - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A historicidade e a experiência axiológica: valores éticos e estéticos. Critérios de valor e a escolha. A sabedoria prática, a crise atual dos valores e a educação.

Bibliografia:

Ahlert, A., 1999,  A eticidade da Educação  RS : Unijui

Anderson, P.  As origens da pós-Modernidade  RJ : J.Zahar

Berger, P., Luckmann, T.,  2004,  Modernidade, Pluralismo e Crise de sentido  Petrópolis: Vozes

Bobbio, N. , 2003,  Elogio da serenidade  SP: UNESP

Boff, L. 1999,  Saber cuidar  Petrópolis: Vozes

______  2003,  Ética & Eco-espiritualidade   Campinas: Verus

______, Arruda, M., 2000  Globalização:Desafios socioeconômicos, éticos e educativos  Petrópolis: Vozes

Coimbra, J.A A , 2002  Fronteiras da Ética  SP: Ed.Senac

Connor, S., 1999  Cultura Pós-Moderna  SP: Loyola

Delors, J. (org), 2003,  Educação: um tesouro a descobrir  SP: Cortez, Mec, Unesco

Diskin, L. e outros, 1998,   Ética, Valores Humanos e transformação  SP: Fund. Petrópolis

Eco, H. , 1998,  Cinco escritos morais  SP : Record

Fernandes, M.R.  2000,   Mudança e Inovação na Pós-modernidade  Portugal: Porto Ed.

Gentili, P. Alencar, C., 2003,  Educar na esperança em tempos de desencanto  Petrópolis: Vozes

Giroux, H. A , 2001,  Public Spaces Private Lives   NY:  Rowman&Littlefield

Hare, R.M. , 2003,  Ética : problemas e Propostas  SP: UNESP

Harvey, D.  , 1992,  Condição Pós-Moderna  SP:Loyola

Imbernón, F. (org.) 2000,  A educação no século XXI  P.A : Artmed

Kaplan. E.A  , 1993  O mal-estar no Pós-Moderno  RJ : J.Zahar ed.

Kelner, D. , 2001,  A Cultuta da Mídia  Bauru : EDUSC

_______ & Best, S. , 1997,  The postmodern turn  NY: Guilford Press

Löwy. M. Bensaid, D. ,2000,  Marxismo, Modernidade Utopia SP: Xamã

McLaren, P. e Farahmandpur, R., 2002,  Pedagogia revolucionária na globalização RJ: DP&A

_________   , 1999,   Utopias Provisórias  Petrópolis: Vozes

Melo, H.B; 1988  A cultura do Simulacro  SP : Loyola

Oliveira, M. A (org),  2001,   Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea Petrópolis: Vozes

Pourtois, J.P. e Desmet, H. s/d  A educação Pós-Moderna  Portugal : Horizontes Pedagógicos

Puig, J.M. ,1998  A construção da personalidade moral   SP: Ática 

Ramos de Oliveira, N. Zuin,A A S, Pucci, B. (org), 2001,  Teoria Crítica, Estética e Educação  SP: Fapesp, Unimep, Autores Associados

Sacristán, J.G. , 2002,  Educar e Conviver na cultura global  P.A : Artmed

Sanches Vázques, A, 2003,  Ética  RJ : Civilização Brasileira

Santos, C.R., 2004,  Ética, Moral e Competência dos profissionais da Educação  SP: Avercamp

Savater, F., 2002,  Ética para meu Filho  SP: M.Fontes

Serrano, G. P, 2002,  Educação em Valores  P.A :Artmed

Sevcenko, N , 1994,  O renascimento SP: Atual

Silva, T.T. , 2000,  Identidade e diferença  Petrópolis: Vozes

Snyders, G., 2001,    Para onde vão as pedagogias não diretivas  SP: Centauro

Souza, N.M. , 1999,  Modernidade:A estratégia do abismo  Campinas:Edunicamp

Thompson,J.B. , 2002  A mídia e a modernidade  Petrópolis : Vozes

Tranferetti, J.(org.), 2000,  Filosofia, Ética e Mídia  Campinas: Alínea

Tugendhat, E. 1993,  Lições sobre ética  Petrópolis : Vozes

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 22

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00 ED14

Docentes:

  • Cesar Apareciddo Nunes

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - ED14
10:00 A - ED14
11:00 A - ED14
12:00 A - ED14
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: