Unicamp Diretoria Acadêmica

IR015 - Processos Terapêuticos em Linguagem e Interfaces - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Exercício analítico e crítico dos processos terapêuticos em linguagem tendo em vista compreender o sujeito e as alterações de linguagem em seu contexto social e cultural. A linguagem e a interação no processo terapêutico. A qualidade de vida e inclusão social no FCM UNICAMP - CATÁLOGO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - 2016 40 acompanhamento de sujeitos com necessidades especiais. A comunicação suplementar e/ou alternativa na clínica de linguagem. Discussão de casos clínicos: da entrevista à alta terapêutica, a multi e a interdisciplinaridade e o acompanhamento integrado à família.

Bibliografia:

AYRES, JRCM. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface – Comunic. Saúde, Educação. 2004;  v.8, n.14, p. 73-92.

BARBOSA, MAM et al. Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva. Texto Contexto - Enferm. 2012; 21(1):. 194-199.

CESA, CC; RAMOS-SOUZA AP; KESSLER TM. Novas perspectivas em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa a partir da análise de periódicos internacionais. Rev. CEFAC. 2010; 12(5):870-880.

CHUN, RYS. Processos de significação de afásicos usuários de comunicação suplementar e/ou alternativa. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010; 15(4):598-603.

CHUN, RYS; DALLAQUA GB; RAMOS, R de L; MOREIRA, EC. Comunicação Suplementar e/ou Alternativa Pós-AVC. In: MIN, LL; FERNANDES, PT; AVELAR, WM; MARTINS, S. (orgs). AVC: da Pesquisa à Aplicação Clínica. São Paulo: Pleiade, 2013, pp.211-217.

FEDOSSE, E. Acompanhamento fonoaudiológico de um sujeito afásico não-fluente: foco na continuidade sensório-motora. Disturb Comum. 2007;19(3):403-14.

KRUGER, S; BERBERIAN, AP; GUARINELLO; CARNEVALLE, LB. Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: fatores favoráveis ao uso e não uso no contexto familiar. Rev. Bras. Ed. Esp. 2011; 17(2):209-224.

LASKER, JP; GARRETT, KL. Aphasia and AAC: Enhancing communication across health care ettings. The ASHA Leader. 2008; 13(8):10-3

NAVARRO-PETERNELLA FM, MARCON SS. A convivência com a doença de Parkinson na perspectiva do parkinsoniano e seus familiares. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(3):415-22.

SAMPAIO RF, LUZ MT. Funcionalidade e incapacidade humana: explorando o escopo da classificação internacional da Organização Mundial da Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2009; 25(3):475-483.

TAKASE, EM; CHUN, RYS. Comunicação e inclusão de crianças com alterações de linguagem de origem neurológica na perspectiva de pais e educadores. Revista Brasileira de Educação Especial. 2010; 16:251 – 264.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 6

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Irani Rodrigues Maldonade
  • Ivani Rodrigues Silva

Reservas:

  • 36 - Saúde , I. Reabilitação - AA
  • 90 - Saúde , I. Reabilitação - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: