Unicamp Diretoria Acadêmica

IR001 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Reabilitação - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Teorias, concepções e aspectos do desenvolvimento humano ao longo da vida. Processos sensoriais, psicomotores, afetivos, cognitivos, lingüísticos e sociais. Saúde, alterações do desenvolvimento, deficiência e fundamentos da reabilitação.

Bibliografia:

ALVARADO-GUERRERO I, POBLANO A, MAROSI E, CORSI-CABRERA M, OTERO-OJEDA GA. Early Intervention in the Neurodevelopment of Premature Infants during the First Six Months of Life.  Neuroscience & Medicine, 2011, 2, 104-109 doi:10.4236/nm.2011.22015 Published Online June 2011.

BEE H, BOYD D. A criança em desenvolvimento. Artmed, 12 edição. 2011. 567p.

CARVALHO AMA, PEDROSA MI, ROSSETTI-FERREIRA MC.  Aprendendo com a criança de zero a seis anos.  SP: Cortez, 2012.  (Coleção: Docência em formação: Educação Infantil).

COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.).  Desenvolvimento Psicológico e Educação.  Vol 1 - Psicologia Evolutiva.  Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed.

COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.).  Desenvolvimento Psicológico e Educação.  Vol 2 - Psicologia da Educação Escolar.  Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed.

COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.).  Desenvolvimento Psicológico e Educação.  Vol 3-  Transtornos do Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed. 

DI NUBILA, H. B. V. & BUCHALLA, C.M. O papel das Classificações da OMS - CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008, 11 (2): 324-335.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA A Guide to  Disability Rights Laws.  2009, http://www.ada.gov/cguide.htm

FERREIRA, LP et al. ( Orgs) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2010.

GIROTO CRM, MARTINS SESO, BERBERIAN AP (Orgs.) Surdez e educação inclusiva. Marilia, SP: Oficina universitária/Cultura Acadêmica, 2012.

LEWIS V. Development and disability, 2a edição. Oxford, Reino  Unido:  Blackwell PB, 2003.

MARTÍ E, RODRÍGUEZ, C (Eds.) After Piaget. NJ, EUA: Transaction Pbs, 2012. 

MELLO B, GAGLIARDO H, GONÇALVES V. Neurodevelopment of small-for-gestational age infants: behavioral aspects in first year. Arq Neuropsiquiatr.  2014 72(7):517-523.

PAPALÉO N M, BRITO F C, GIACAGLIA L R. Tratado de Medicina de Urgência do Idoso – SP: Editora Atheneu, 2010.

PURVES, D. et al. Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2005.

RODRÍGUEZ, C. Del ritmo al símbolo.  Los signos en el nacimiento de la inteligencia.  Barcelona, Espanha: I. C. E. Horsori, Cuadernos de Educación, 2006.   

RUIZ, LC, BATISTA, CG Interação entre crianças com deficiência visual em grupos de brincadeira. Revista Brasileira de Educação Especial, 2014, 20 (2), 209-222.

SILVA IR, KAUCHAKJE S, GESUELI  ZM. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus Editora, 2003.

SMITH PK. Children and play. Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2010.

TISSON AC, GOSSELIN J. Avaliação neurológica do nascimento aos seis anos. 2 ed. Artmed, 2009, 196p.

TSUJI EM, MOYSÉS, MAA, BATISTA CG. Diferentes Olhares em Relação a uma Criança com Múltiplos Diagnósticos: Estabilidade ou Possibilidade de Mudança? Psicologia Reflexão e Crítica, 2011, 24 (4): 720-729.

VALSINER, J. Culture and human development.  Londres, Reino Unido: Sage, 2005.

VYGOTSKY LS Obras escogidas, V- Fundamentos de Defectología. (Trad.  J G Blank,  Rev N. J. V.Vargas, & I. Filanova). Madri, Espanha: Ed. Visor, 1997.

VYGOTSKY LS. A construção do pensamento e da linguagem. (Trad P Bezerra)  S.P.: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY LS. Imaginação e criação na infância.  Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka.  (Trad Z. Prestes).  São Paulo: Ática, 2009.

WILLRICH A, AZEVEDO CCF, FERNANDES JO. Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Rev Neurocienc. 2009, 17(1):51-56.

 (http://www.SciRP.org/journal/nm) Copyright © 2011 SciRes. NM.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) World report on disability. Genebra, Suiça: WHO Press, 2011.

ZLATEV J, RACINE TP, SINHA C, ITKONEN E The shared mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam, NL: John Benjamin, 2012 (paperback edition). 

 

 

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 24

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00 FM05

Docentes:

  • Adriana Lia Friszman De Laplane
  • Kelly Cristina Brandao Da Silva

Reservas:

  • 36 - Saúde , I. Reabilitação - AA
  • 90 - Saúde , I. Reabilitação - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - FM05
10:00 A - FM05
11:00 A - FM05
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: