Ementa:
Teorias, concepções e aspectos do desenvolvimento humano ao longo da vida. Processos sensoriais, psicomotores, afetivos, cognitivos, lingüísticos e sociais. Saúde, alterações do desenvolvimento, deficiência e fundamentos da reabilitação.
Bibliografia:
ALVARADO-GUERRERO I, POBLANO A, MAROSI E, CORSI-CABRERA M, OTERO-OJEDA GA. Early Intervention in the Neurodevelopment of Premature Infants during the First Six Months of Life. Neuroscience & Medicine, 2011, 2, 104-109 doi:10.4236/nm.2011.22015 Published Online June 2011.
BEE H, BOYD D. A criança em desenvolvimento. Artmed, 12 edição. 2011. 567p.
CARVALHO AMA, PEDROSA MI, ROSSETTI-FERREIRA MC. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. SP: Cortez, 2012. (Coleção: Docência em formação: Educação Infantil).
COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol 1 - Psicologia Evolutiva. Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed.
COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol 2 - Psicologia da Educação Escolar. Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed.
COLL C, MARCHESI A, PALACIOS J. (Orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol 3- Transtornos do Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. Porto Alegre, RS: Penso Ed., 2004, 2ª ed.
DI NUBILA, H. B. V. & BUCHALLA, C.M. O papel das Classificações da OMS - CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008, 11 (2): 324-335.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA A Guide to Disability Rights Laws. 2009, http://www.ada.gov/cguide.htm
FERREIRA, LP et al. ( Orgs) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2010.
GIROTO CRM, MARTINS SESO, BERBERIAN AP (Orgs.) Surdez e educação inclusiva. Marilia, SP: Oficina universitária/Cultura Acadêmica, 2012.
LEWIS V. Development and disability, 2a edição. Oxford, Reino Unido: Blackwell PB, 2003.
MARTÍ E, RODRÍGUEZ, C (Eds.) After Piaget. NJ, EUA: Transaction Pbs, 2012.
MELLO B, GAGLIARDO H, GONÇALVES V. Neurodevelopment of small-for-gestational age infants: behavioral aspects in first year. Arq Neuropsiquiatr. 2014 72(7):517-523.
PAPALÉO N M, BRITO F C, GIACAGLIA L R. Tratado de Medicina de Urgência do Idoso – SP: Editora Atheneu, 2010.
PURVES, D. et al. Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2005.
RODRÍGUEZ, C. Del ritmo al símbolo. Los signos en el nacimiento de la inteligencia. Barcelona, Espanha: I. C. E. Horsori, Cuadernos de Educación, 2006.
RUIZ, LC, BATISTA, CG Interação entre crianças com deficiência visual em grupos de brincadeira. Revista Brasileira de Educação Especial, 2014, 20 (2), 209-222.
SILVA IR, KAUCHAKJE S, GESUELI ZM. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
SMITH PK. Children and play. Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2010.
TISSON AC, GOSSELIN J. Avaliação neurológica do nascimento aos seis anos. 2 ed. Artmed, 2009, 196p.
TSUJI EM, MOYSÉS, MAA, BATISTA CG. Diferentes Olhares em Relação a uma Criança com Múltiplos Diagnósticos: Estabilidade ou Possibilidade de Mudança? Psicologia Reflexão e Crítica, 2011, 24 (4): 720-729.
VALSINER, J. Culture and human development. Londres, Reino Unido: Sage, 2005.
VYGOTSKY LS Obras escogidas, V- Fundamentos de Defectología. (Trad. J G Blank, Rev N. J. V.Vargas, & I. Filanova). Madri, Espanha: Ed. Visor, 1997.
VYGOTSKY LS. A construção do pensamento e da linguagem. (Trad P Bezerra) S.P.: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY LS. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. (Trad Z. Prestes). São Paulo: Ática, 2009.
WILLRICH A, AZEVEDO CCF, FERNANDES JO. Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Rev Neurocienc. 2009, 17(1):51-56.
(http://www.SciRP.org/journal/nm) Copyright © 2011 SciRes. NM.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) World report on disability. Genebra, Suiça: WHO Press, 2011.
ZLATEV J, RACINE TP, SINHA C, ITKONEN E The shared mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam, NL: John Benjamin, 2012 (paperback edition).
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 24
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - FM05 | |||||
10:00 | A - FM05 | |||||
11:00 | A - FM05 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |