Ementa:
Contribuições de algumas perspectivas teóricas em Psicologia e suas implicações práticas para o estudo e compreensão de questões relacionadas à Educação Infantil; condições e dimensões do desenvolvimento; relações entre pensamento, linguagem, emoção e cognição na dinâmica de constituição do sujeito imerso nas práticas sociais e escolares; imaginação, criação e arte na infância; o papel do brincar no desenvolvimento infantil.
Bibliografia:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BASÍLIO & KRAMER. Infância, Educação e Direitos Humanos.São Paulo. Cortez, 2003.
BRASIL, MEC. SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec/SEF, 1998. (Vol.1,2,3).
CARVALHO, Eronilda Maria Góis de. Educação Infantil: percursos, percalços, dilemas e perspectivas. 2. Ed. Ilhéus: Editus, 2007.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
GALVAO, Inês. Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento Infantil. Rio de Janeiro:2001.
GUIMARÃES, Maria Célia (Org.). Perspectivas para a Educação Infantil. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida et al . O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
KRAMER et ali. Com a pré-escola nas mãos – uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática,1989.
KUHLMANN JR, Moysés . Infância e educação Infantil: Uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
_____________________. Educação Infantil e Currículo in FARIA, Ana Lúcia Goulart & Palhares, Marina Silveira. Educação pós LDB: rumos e desafios. São Paulo:UFScar, (1999)
MOYLES, Janet R. [et al.]. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, Zilma Moraes R. de. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez,1994.
VIGOTSKY L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - ED15 | |||||
20:00 | A - ED15 | |||||
21:00 | A - ED15 | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |