Ementa:
A responsabilidade social do geólogo nos problemas ambientais e no desenvolvimento sustentável. Os geólogos e a Educação em Geologia. Geologia e cidadania. Raízes políticas do analfabetismo geológico. Metodologia de pesquisa em Ensino de Geociências. Experiências de pesquisa sobre temas de Geociências.
Bibliografia:
Bonito, Jorge; Morgado, Margarida; Silva, Marta; Figueira, Dulce; Serrano, Marta; Mesquita, José; Rebelo, Hugo. 2014. Metas curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais. 9.º ano.. ed. 1.. Lisboa: Ministério da Educação e Ciênc.
Rebelo, Dorinda; Andrade, António; Bonito, Jorge; Marques, Luis. 2012. Geologia 11.º ano - guia do professor. ed. 1.. Timor-Leste: República Democrática de Timor.
Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Marques, Luis; Andrade, António. 2015. A consciência ambiental na formação de professores em Geociências: três casos de práticas letivas. In A consciência ambiental na formação de professores em Geociências: três casos de práticas letivas, ed. Bacci, D., 1 - 42. ISBN: 978-85-67996-53-0. Curitiba: Ponto Vital Editora.
Marques, Luis; Monteiro, Graça; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa. 2011. Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assessment of curriculum materials, towards the development of citizenship. In Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assessment of curriculum materials, towards the development of citizenship, 28 - 32. . Saint-Petersburg, Russia: University of Russia.
Lacreu, Hector L. 2017. “El paisaje geológico en la enseñanza de las geociencias: ¿Es un recurso didáctico, es un objeto de estudio o ambas cosas a vez?”. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 25.3., p. 310-318.
Lacreu, H. L., 2017. “La enseñanza de la geología en la educación preuniversitaria”. En: Mesa Redonda: “Enseñanza de la Geología, desde el pregrado hasta el posgrado” XX Congreso Geológico Argentino. Tucumán.
Lacreu, Hector L. 2012. “Raíces políticas del analfabetismo científico”. XVII Simposio sobre enseñanza de la Geología Actas 91-99, Huelva, España.
Lacreu, Hector L. 2009 “La Importancia de las Geociencias para la Construcción de Ciudadanía en el Currículo de la Enseñanza Básica” en Laguna Sicca Natalina A. et al. Processo Curricular, diferentes dimensões Editora Insular, Florianópolis, Brasil.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 2
Número mínimo de alunos: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Eventual
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.