Unicamp Diretoria Acadêmica

EH006 - História das Ciências e Ensino - 2S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Apresentação e discussão das principais tendências historiográficas em História das Ciências e usode fontes para sua investigação, dando destaque para a imprensa periódica.. Além de aspectos que compõem materialidade do impresso, considera-se prioritário o debate acerca de sua produção e circulação.O problema da História Oral na História da Ciência. Problemas, dificuldades e fundamento. Limites éticos. Casos e exemplos. Discussão das relações de História da Ciência e Ensino de Ciências, visando identificar, criticar e eventualmente incorporar seus possíveis papéis e contribuições para Educação e Geociências (caráter ilustrativo, ampliação da cultura geral dos alunos, recurso didático na organização e apresentação dos conteúdos, formação da capacidade de crítica dos alunos, etc). Elaboração e desenvolvimento de uma experiência concreta (aula, áudio-visuais, textos, etc), visando sua aplicação prática.

Bibliografia:

RUDWICK, Martin J.S. Worlds before Adam: the reconstruction of Geohistory in the age of reform. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. 614p.

RUDWICK, Martin J.S. Bursting the limits of time: the reconstruction of Geohistory in the Age of Revolution. Chicago: The University of Chicago Press, 2005. 708p.

TORRENS, Hugh. The practice of British Geology, 1750-1850. Suffolk: Ashgate Publishing Limited, 2002. 246p.

KARNAL, Leandro e TATSCH, Flavia Galli. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p, 9-27.

CRUZ, Heloísa de Faria e PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. In: Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP. São Paulo, n. 35, dezembro/2007, p. 255-272.

LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas, história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSK, Carla Bassanezi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 111-153.

 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 3

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 19:00 - 22:00

Docentes:

  • Daniel Ferraz Chiozzini
  • Pedro Wagner Goncalves

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00
23:00

Compartilhar: